Berinjela Refogada com Cebola e Pimentão

Written segunda-feira, 10 de junho de 2013 | 18:59

Eu adoro berinjela de qualquer maneira. Esta receita é uma das minhas favoritas pela simplicidade e sabor. Rapidinho você tem um prato delicioso que pode servir com macarrão ou arroz, no pão, para preparar sanduíches ou mesmo para cobertura de pizzas.


INGREDIENTES


  • 1 berinjela grande lavada e cortada
  • 1 cebola media cortada em fatias
  • 1 pimentão vermelho cortado em tiras grossas
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 tomate grande bem maduro picado
  • sal e pimenta a seu gosto
  • 2 colheres de sopa de molho shoyo ou tamari
  • 3 colheres de sopa de óleo vegetal
  • alecrim fresco a vontade


PREPARO 

Lave bem e corte a berinjela em fatias grossas no sentido do comprimento, como mostra a foto abaixo. Salpique com sal e disponha as fatias em uma peneira apoiada sobre uma bacia para escorrer o liquido.



Deixe as berinjelas descansar até que comece a escorrer um liquido escuro. Depois disto coloque as fatias de berinjela em uma travessa, seque ligeiramente com um papel toalha e corta as fatias no sentido longitudinal. Reserve.




Prepare o restante dos ingredientes. Corte a cebola em fatias de tamanho médio. Corte o pimentão em fatias grossas. Pique o alho e corte os tomates em pequenos cubinhos. Reserve. Em uma frigideira grande bem aberta coloque o óleo para aquecer. Doure primeiramente o alho. Cuidado para não queimar. Acrescente o tomate picado, tempere com sal e deixe apurar até que o tomate se desmanche. Acrescente então as fatias de berinjela e deixe incorporar ao tomate. Abaixe o fogo e deixe cozinhar.

Em uma outra frigideira menor aqueça um pouco de óleo e doure as cebolas com uma pitadinha de sal. Coloque uma colher de sopa de molho shoyo e quando as cebolas estiverem bem douradas acrescente as fatias de pimentão. Misture a cebola e pimentão refogados a berinjela e acrescente a outra colher de molho shoyo. Coloque um raminho de alecrim para perfumar os legumes nesta fase final de preparo. Acrescente a pimenta preta moída na hora e verifique o sal. Caso você não goste de alecrim pode usar outra erva fresca de sua preferencia como manjericão,manjerona, sálvia, salsinha....

Deixe em fogo baixo por mais alguns minutos ate que a mistura esteja bem agregada. Sirva a seguir. Você pode servir esta delicia com um arroz e salada, pode misturar a um macarrão, fazer recheio de sanduíches, cobertura de pizzas, ou o que a sua imaginação permitir.



ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas