Home » » Sobremesa Cremosa de Painço com Calda de Caqui

Sobremesa Cremosa de Painço com Calda de Caqui

Written sábado, 4 de maio de 2013 | 12:14


Olá!

Tenho certeza que muita gente se contorceu só de ler o título da receita! rs
É isso mesmo, a receita é feita com painço. Diferente, né?
Sempre que ia ao mercado, olhava esse pacotinho de painço descascado da foto abaixo:


Até que um belo dia não resisti e trouxe para casa. E sabe que me surpreendi? A sobremesa ficou muito gostosa, ninguém jamais vai imaginar que é feita com painço, pode apostar! Isso porque seu sabor é bem neutro, dá para saborizar da maneira que quiser e não fica nenhum gosto remanescente. Eu provei o painço puro depois de cozido e para falar a verdade... não tem gosto de nada! rs

Fiz uma ligeira adaptação da receita que encontrei no site Tudo para Vegetarianos. A calda original é feita com maracujá, fiz com caqui e acredito que fique gostoso com qualquer fruta: manga, abacaxi, morango...
Eu e minha família gostamos bastante e espero que vocês fiquem com vontade de provar também! ;)


Sobremesa Cremosa de Painço com Calda de Caqui - Sem Lactose, Sem Glúten
Fonte: ligeiramente adaptado do site Tudo para Vegetarianos.

1/2 xíc. (chá) de painço descascado para uso culinário
1 1/2 xíc. (chá) de água
1 pitada de sal
100 ml de leite de coco
4 colheres (sopa) de coco ralado
1/4 xíc. (chá) de suco de limão
4 colheres (sopa) de açúcar demerara

1. Lave o painço, escorra a água e coloque para cozinhar em uma panela com a água e a pitada de sal. A proporção é sempre 3 de água para 1 de painço. Deixei cozinhar até secar a água. (Enquanto o painço fica pronto, faça a calda)
2. Ainda quente, coloque no liquidificador com o leite de coco, coco ralado, suco de limão e o açúcar. Bata bem até virar um creme homogêneo.
3. Distribua em tacinhas e coloque a calda por cima. Coloque na geladeira e consuma frio.

Calda de Caqui
2 caquis (utilizei o caqui "mole", aquele que é bem macio, sabem? existem outros tipos, como por exemplo, o caqui chocolate, que é bem duro e não é ideal para fazer caldas)
3 colheres (sopa) de açúcar demerara

1. Retire a pele do caqui e leve ao fogo com o açúcar. Deixe ferver por alguns minutos até começar a ficar brilhante. Bata a calda com um mixer ou no liquidificador. 

Rendimento: 4 porções.



Fiquei tentada a fazer um "arroz doce" de painço, mas o problema é que apesar do painço ser descascado, alguns grãozinhos ainda vieram com a casca e não foi nada agradável sentir essas casquinhas na hora de comer. Então bati tudo no liquidificador e segui a receita.

Uma dica muito bacana que está no site é que esse creme (no caso, só o painço cozido batido no liquidificador) pode ser utilizado como base doce ou salgada. E eu concordo! Vou tentar fazer um patê (olha a vibe do patê aí de novo, rs).



Beijos!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas