Home » , , , , , , » Salada de Batatas com Cebola Frita e Abobrinhas

Salada de Batatas com Cebola Frita e Abobrinhas

Written quinta-feira, 25 de abril de 2013 | 10:11


Deliciosa salada de batatas com cebolas fritas com óleo e vinagre e temperada com maionese de castanha de caju. Esta é uma receita antiga que aprendi há muitos anos e estou compartilhando com vocês. Lembro quando eu era criança e vi uma pessoa fazendo salada de batatas assim, com cebola frita e adicionando vinagre. Achei estranho porque nunca vi minha mãe fazer assim, e fiquei só observando como a mulher fazia. Quando provei fiquei impressionada com o sabor e jamais esqueci. A cebola frita faz uma grande diferença no sabor desta salada, e o sabor do vinagre adicionado ao óleo fica incrívelEsta é apenas uma sugestão, eu fiz esta salada sem ter muitos ingredientes disponíveis para guarnição porque estava na casa dos meus filhos e fui usando o que encontrei na geladeira. Gostaria de ter colocado mais cores, mas não foi possível porque não encontrei muitas alternativas. Fiz para levar a casa de familiares para o almoço e foi um grande sucesso. Todos gostaram muito e pediram a receita e então eu resolvi fotografar como deu e compartilhar com vocês. Se você ainda não conhece, vale a pena experimentar.

Serve 6 pessoas



Comece preparando a maionese de castanhas de caju conforme instruções abaixo.


PARA A MAIONESE DE CASTANHAS  

  • 1/2 xícara de castanhas de caju demolhadas por 30 minutos
  • água filtrada o suficiente para bater ate obter um creme
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva
  • suco de limão a gosto
  • sal a gosto
  • 1 dente de alho pequeno



PREPARO


Lave as castanhas e coloque em um recipiente de vidro. Cubra com água filtrada e deixe de molho por pelo menos 30 minutos.

Enquanto isto você pode colocar as batatas para cozinhar.

Passado o tempo de molho, escorra bem a água e leve as castanhas ao liquidificador junto com o alho. Coloque um pouco de água filtrada o suficiente para poder bater. Eu sugiro que você coloque a água aos poucos a medida em que vai batendo para não correr o risco de colocar mais água do que o necessário e perder o ponto de cremosidade. Acrescente o azeite aos poucos batendo sempre. Adicione o suco de limão e o sal. Coloque em um recipiente de vidro com tampa e leve a geladeira enquanto prepara o restante da receita.  



INGREDIENTES PARA A SALADA


  • 1 kg de batatas cozidas em água e sal com um fiozinho de óleo
  • 1 abobrinha verde com casca cortada em rodelas finas
  • 1 cebola media cortada em fatias finas
  • salsa fresca picada a vontade
  • 3 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 3 colheres de sopa de vinagre branco
  • sal e pimenta a gosto
  • suco de limão a gosto (opcional)
  • maionese de castanha de caju na quantidade desejada (receita acima)



PREPARO


Lave bem as batatas e cozinhe em água e sal com um fiozinho de óleo. Escorra e deixe esfriar enquanto prepara o restante dos ingredientes. Quando as batatas estiverem frias, corte do tamanho que preferir e disponha em uma travessa para esfriar mais. Caso queira pode colocar na geladeira para esfriar mais rápido. Corte a cebola em fatias finas a seu gosto. Em uma frigideira aqueça as 3 colheres de sopa de óleo vegetal e quando estiver bem quente coloque as cebolas. Tempere com sal e deixe dourar um pouco ate que comecem a ficar transparentes. Então adicione o vinagre e mexa um pouco. Deixe por apenas alguns segundos e desligue o fogo. Despeje as cebolas e o caldo que se formou no processo acima sobre as batatas já cortadas e frias. Misture delicadamente. Acrescente a salsinha picada caso for utilizar. Deixe descansar por uns 10 minutos antes de colocar a maionese que devera estar gelada.
Misture  a maionese de castanhas gelada com as batatas em quantidade suficiente para cobrir bem.

Lave bem e seque uma abobrinha verde ou qualquer outro legume de sua preferencia para servir junto. Eu usei abobrinha porque era o que tinha disponível no momento. Corte em fatias bem finas e use para decorar a salada. Sirva gelada.

Esta é apenas uma sugestão, eu fiz esta salada sem ter muitos ingredientes disponíveis para guarnição porque estava na casa dos meus filhos e fui usando o que encontrei na geladeira. Gostaria de ter colocado mais cores, mas não foi possível porque não encontrei muitas alternativas na geladeira deles, Fiz para levar a casa de familiares para o almoço e foi um grande sucesso. Todos gostaram muito e pediram a receita e então eu resolvi fotografar como deu e compartilhar com vocês.



Espero que vocês também gostem e usem a imaginação para preparar a sua versão desta deliciosa salada colocando temperos e legumes de sua preferencia e fazendo uma salada com cebolas fritas mais colorida e bonita do que a minha.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas