Home » » Como fazer "leite vegetal" e ricota de castanhas

Como fazer "leite vegetal" e ricota de castanhas

Written segunda-feira, 8 de abril de 2013 | 13:50



Olá Queridos!

Faz muito tempo que eu queria falar com vocês sobre uma coisa, mas o tempo foi passando e eu não consegui atualizar o blog. Infelizmente quando a correria aperta, o blog acaba ficando em stand by, mas é a vida, né?

Quando eu descobri a intolerância à lactose, a primeira coisa que os médicos me recomendaram foi o leite de soja (na época não existia o leite zero lactose no Brasil e eu nunca consegui tomar os leites baixa lactose). A partir daí, pesquisando substitutos de outros produtos, fui praticamente forçada a entrar de vez com a soja: leite condensado de soja, creme de leite de soja, leite para uso culinário de soja, iogurte de soja.
Os produtos citados são industrializados, já vem pronto para uso e por isso são práticos. Além disso, o preço do leite de soja comparado com o preço de outros leites vegetais, é bem mais acessível (1 litro do leite de amêndoas industrializado sai por R$14,00 na "promoção").

Eu nunca fui fã de tomar leite de soja puro. Tive as minhas fases, mas passou rápido. O que perdurou mais foi a fase do iogurte caseiro, mas também já enjoei. Os outros produtos eu utilizo mais em preparações doces e estas tem vez aqui em casa apenas 1 vez na semana. Ou seja, até determinado tempo atrás eu estava consumindo soja no máximo 3 vezes na semana.

E foi assim até o dia que comecei a criar consciência. Desde o começo da IL eu virei leitora oficial de rótulo de produtos e tenho certeza que muitos aqui também pegaram esse vício. Comecei a reparar além do leite e passei a prestar atenção se o que eu iria consumir tinha soja também. Fiquei horrorizada quando percebi que estava usando soja inconscientemente de uma maneira bem mais exagerada do que eu pensava.

Os fatores que eu citei acima foram primordiais para esse exagero acontecer: praticidade (já vem pronto!) e preço (outros substitutos são muito caros!). Mas agora vem o X da questão: até que ponto essa praticidade compensa? Será que dá tanto trabalho assim fazer um leite vegetal caseiro ou um leite condensado vegetal (de coco, por exemplo) em casa? E será que é tão caro assim preparar de forma caseira?

Minha resposta é: NÃO.

Posso afirmar para vocês que perder 5 minutos batendo castanhas no liquidificador não vai fazer com que você perca compromissos, e nem vai estourar o seu orçamento.
Da mesma forma como todos aqui tiveram de se adaptar um dia a uma nova dieta, a decisão de diversificar os alimentos só preciso de uma coisa: vontade.

Você odeia rotina? O seu organismo também! Aproveitem o momento, principalmente depois dos últimos acontecimentos envolvendo o leite de soja, e diversifiquem o cardápio.
Já falei isso aqui e repito: a restrição alimentar para mim foi uma oportunidade de cair na real. Passei a prestar muita atenção na minha alimentação, fui "obrigada" - no bom sentido - a provar sabores que jamais teria curiosidade de provar caso eu pudesse comer de tudo. Hoje vejo que ainda não fiz o suficiente por mim, preciso ofertar ao meu corpo tudo de bom que ele merece e não ficar nessa mesmice e rotina de sempre de trocar leite por soja.

Vejam bem: estou falando que é para abolir a soja? Não. Estou dizendo para não ficar fazendo uso exagerado, porque futuramente pode ter consequências.

Ah, mas e em relação ao cálcio que existe no leite de soja industrializado, Monalisa?
Vocês não vão conseguir atingir a quantidade requerida de cálcio por dia através do leite de soja acrescido de cálcio de nenhuma maneira. Para isso, é necessário uma alimentação equilibrada e acompanhamento nutricional. A quantidade de cálcio presente nestes produtos é baixa e além disso, a absorção não é a mesma coisa...

Vamos dar uma chance aos leites vegetais? Vocês ainda ganham de presente uma "ricota" ou queijo vegetal na mesma hora! Topam?


Leite Vegetal Caseiro

1 xícara de chá de amêndoas cruas sem sal (ou castanhas de caju ou amendoim ou aveia ou avelãs ou nozes... o processo é o mesmo!)
1 litro de água (ou 4 xícaras de chá de água)

1. Lave as amêndoas em água corrente e deixe de molho em água por aproximadamente 8 - 12 horas. Dica: Faça isso a noite e deixe de um dia para o outro na água.
2. Jogue a água de remolho fora, coloque as amêndoas no liquidificador e acrescente 1 litro de água mineral. Bata bem.
3. Coe em um pano fino (voal), coloque em uma jarra e mantenha na geladeira por no máximo 3 dias.

Reparem: 1 xícara de castanhas para 1 litro de água. É ou não é acessível?

- Deixe para adoçar na hora de tomar: utilize outros tipos de açúcares - mel, açúcar mascavo, açúcar demerara, etc. Aproveite para variar também o açúcar!
- Se for bater com frutas, não adoce!
- Para variar, tome com um achocolatado sem lactose (por exemplo, o Native Orgânico)
- Eu não tiro as cascas das amêndoas, se quiser, pode tirar depois do período que elas ficam de molho.

O que fazer com as sobras das amêndoas (ou das demais castanhas)?


É possível fazer uma "ricota" de castanhas para comer com pães, torradas, etc.
Pegue a sobra das castanhas, tempere com limão, azeite, sal, ervas... e pronto! Acreditem, fica uma delícia! O de amêndoas então... sou apaixonada! Se quiser bata um pouco mais no processador para virar uma pasta mais consistente. Lembrando que mesmo para esse fim eu não tiro as cascas das amêndoas, ao contrário do que eu pensava, deixar as cascas não amarga a receita.

E para quem tiver um pouquinho mais de tempo e quiser fazer um queijo vegetal, sugiro as receitas da Claudia Marcelino, vejam a receita do queijo minas e do queijo branco clicando aqui.
A foto abaixo foi da tentativa de fazer o queijo branco vegan com a sobra das amêndoas.

Olhem só como eu sou o ícone da delicadeza e da phynesse na hora de desenformar as coisas, hahahaha.
E ainda tem gente que acha que eu arraso na cozinha... doce ilusão! Se bem que eu arraso mesmo, no mau sentido da coisa, hehe.

O que acharam? Não é nada difícil, não é mesmo?
Lembrando que também contamos com o leite de coco, que estou utilizando muito em preparações salgadas.


Beijos!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas