Home » , , , , » Ricota Firme de Macadâmia (Crudivora)

Ricota Firme de Macadâmia (Crudivora)

Written domingo, 17 de março de 2013 | 13:17


Esta é uma tentativa de fazer uma ricota mais firme que possa ser fatiada para servir. Adorei o resultado, consegui cortar as fatias bem como queria, e servi com legumes frescos. Crudivora, simples de fazer e muito deliciosa. Rendeu muitos elogios aqui em casa. Caso você quiser pode temperar com ervas secas.


INGREDIENTES

  • 1/2  xícara de macadâmia cruas
  • 1 dente de alho pequeno
  • 1 colher de sopa de Nutritional Yeast (opcional)
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem
  • sal e pimenta a gosto


PREPARO

O segredo desta receita é o tempo que as macadâmias ficam de molho. São dois dias na geladeira, trocando de água duas vezes por dia. Lave as macadâmias e coloque em um recipiente de vidro. Cubra com água filtrada, tampe e leve a geladeira. Deixe neste processo por dois dias trocando a água duas vezes por dia.

Depois de terminar este processo as macadâmias vão dobrar de volume e estarão bem macias para processar e fazer a ricota. Escorra bem em um coador. Deixe no coador por alguns minutos para que a água seja totalmente eliminada. Leve então ao processador. Adicione o alho, o sal e o azeite. Processe bem até obter uma massa consistente como a imagem abaixo.





Este é o ponto ideal. Quando a massa se juntar em uma espécie de bola, está pronta a ricota. Se for necessário empurre a massa que gruda nas laterais da jarra do processador com uma espátula.




Agora prepare um recipiente de vidro para modelar a ricota no formato que preferir. Eu usei um pirex redondo com tampa. Unte o pirex com azeite de oliva e remova a ricota do processador colocando no pirex aos poucos pressionando com uma colher para preencher todos os espaços. Quando terminar tampe o pirex e leve a geladeira. Se quiser desenformar como eu fiz, deixe na geladeira por pelo menos 8 horas antes de desenformar para que a ricota tome consistência mais firme. Quando for desenformar use uma faca pequena sem ponta e circunde todo o pirex para liberar a ricota das laterais do pirex. 

Vire e remova a ricota do pirex colocando em um prato. Caso a ricota não se desprender facilmente, use a faca para ajudar. Para mim deu certo, e eu só precisei dar uma leve ajeitadinha na ricota para ficar bem redondinha. Sirva com torradinhas, crackers, ou se for seguir a linha crudivora , sirva com legumes frescos como eu fiz.


Eu fiz um tempero básico nesta ricota, mas caso quiser pode acrescentar ervas aromáticas de sua preferência.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA.
SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas