Macarrão de Abobrinhas com Pesto de Salsinha

Written segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013 | 10:50

Parece espaguete, mas não é. É um delicioso macarrão feito com abobrinhas. Pode ser servido com diferentes temperos, ervas frescas, molhos e cremes crudivoros de sua preferencia. Caso você não tenha o cortador em espiral, pode fazer a mão que também da certo. A abobrinha é bem macia e fácil de cortar. Comece preparando o molho tipo pesto de salsinha. As castanhas de caju que servem de base para esta receita devem ficar de molho por pelo menos duas horas antes de serem utilizadas. O ideal seria deixar de molho durante a noite. Mas caso você decida fazer esta receita de ultima hora, não tem problema, pode deixar duas horas que vai ser suficiente. Caso preferir você pode fazer o molho pesto tradicional com manjericão que fica maravilhoso também. Eu não tinha manjericão fresco quando fiz esta receita e resolvi experimentar com salsinha e aproveitar as cascas da abobrinha para fazer o molho. Ficou muito bom!

Serve uma pessoa  



PARA O MOLHO PESTO DE SALSINHA



  • 1/2 xicara de castanhas de caju cruas
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
  • 1 dente de alho pequeno
  • sal e pimenta a seu gosto
  • cascas da abobrinha que foi usada para fazer o macarrão
  • um punhado de salsinha fresca


PREPARO


Lave bem e escorra as castanhas de caju. Coloque de molho em agua filtrada em um recipiente de vidro que possa ser tampado. Caso o seu recipiente de vidro não tiver tampa, cubra com um filme plástico e conserve na geladeira por pelo menos 2 horas.

Depois disto escorra muito bem as castanhas. Leve ao processador e adicione o alho, o sal e pimenta. Processe um pouco até conseguir agregar bem os ingredientes. Coloque então as cascas da abobrinha que sobraram do macarrão, o azeite e a salsinha. Processe até conseguir uma pasta consistente. Se for necessário desligue o processador e com o auxilio de uma espátula empurre os ingredientes para baixo e processe novamente. Você vai obter um creme consistente e muito gostoso. Agora e só preparar o "macarrão" de abobrinhas e montar o seu prato.





PARA O MACARRÃO DE ABOBRINHAS

Este é o Spiroli, o maravilhoso cortador de legumes em espiral com o qual eu fiz esta receita. Para quem não tem um Spiroli ou outro cortador de legumes em espiral, não deixe de fazer esta receita. É muito simples de cortar a mão mesmo. Pegue uma abobrinha verde, lave bem e seque. Remova a casca e corte em fatias finas no sentido do comprimento.


Reserve as cascas das abobrinhas para fazer o molho pesto. De preferencia use abobrinha orgânica para poder utilizar a casca também.

Disponha estas fatias em uma superfície plana e corte em tiras também no sentido do comprimento. Neste caso você terá um macarrão que mais se parece com o talharim porque as tirinhas vão ser achatadas e não redondas como as da foto. Não tem problema, no final o resultado é o mesmo. É bem fácil de cortar e você vai poder se deliciar com esta receita tão especial.



Pronto, uma abobrinha pequena foi o suficiente para fazer um prato de macarrão que serve uma pessoa. Infelizmente não tive tempo de cortar a abobrinha a mão, mas garanto a vocês que já fiz e da super certo.


Depois de cortado o macarrão, acrescente o molho pesto de salsinha aos poucos misturando delicadamente para agregar bem.


Repare na consistência do molho cremoso de salsinha. Tem que ser firme porque a abobrinha depois de cortada solta muita água. Se você fizer um molho mais aguado não vai ficar muito bom. Este é um prato que deve ser servido imediatamente após preparado. Não faça mais quantidade do que vai consumir porque se sobrar não fica bom. O ideal sempre e consumir alimentos frescos e recém preparados, especialmente quando a receita é crudívora.



Está pronto, e você pode servir apenas com este molho cremoso se desejar. Eu fiz um molho de tomates para dar uma cor e sabor especial no final da receita.


Se quiser aproveitar o processador que está em uso e o restinho de molho de salsinha que sobrou no próprio processador, acrescente um tomate bem maduro e um ramo de salsinha ou outra erva fresca de sua preferencia. Processe rapidamente de maneira que os pedaços se mantenham como mostra a foto abaixo. Tempere com sal e pimenta moída a seu gosto. Isto é opcional, mas fica muito gostoso e dá um toque especial na montagem do prato. Este é um molho cremoso de tomates crudívoro. Agora é só montar o prato e servir.



Esta é uma receita crudívora e portanto todos os ingredientes utilizados são crus. Esta é uma forma de se obter o máximo proveito dos alimentos, pois as enzimas, proteínas e demais nutrientes são preservados. Caso você preferir servir este prato levemente morno, pode amornar rapidamente em baixa temperatura, não maior do que 47C. Acima desta temperatura ocorre a destruição das enzimas e a desnaturalização  das proteínas e a perda de nutrientes vitais em consequência do processo de cozimento.


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

CASO VOCÊ TIVER INTERESSE EM CONHECER OU ADQUIRIR UM SPIROLI OU OUTRO  CORTADOR DE LEGUMES EM ESPIRAL, VISITE A LOJA VEGANANA CLICANDO AQUI  E CONHEÇA OS DIFERENTES MODELOS QUE TEMOS PARA PRONTA ENTREGA. 
  

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas