"Arroz" Cremoso de Couve Flor

Written domingo, 24 de fevereiro de 2013 | 18:01

Parece arroz, tem aparência e textura semelhantes ao arroz, mas não é arroz. Uma deliciosa receita feita com couve-flor, crudívora, super saudável e muito simples de fazer. Um "arroz" crudívoro cremoso com castanha de caju. Uma experiência que deu super certo, pode ser servido totalmente frio, ou então levemente amornado para não destruir as enzimas dos legumes. Você pode acrescentar ervas ou legumes crus ao "arroz" de couve-flor, e preparar um delicioso risoto crudívoro. Acrescente ervas frescas ou legumes ao seu arroz e invente deliciosas e diferentes receitas.


Serve duas pessoas


  
INGREDIENTES PARA O CREME DE CASTANHA DE CAJU


  • 1/2 xícara de castanhas de caju cruas
  • 1 dente de alho bem pequeno
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem
  • sal a seu gosto


PREPARO

Lave as castanhas e escorra a água. Coloque em um recipiente de vidro e cubra com água filtrada.  Deixe de molho por no minimo 8 horas dentro da geladeira. Se o seu recipiente de vidro não tiver tampa, cubra com um filme plástico.

Depois deste tempo escorra bem as castanhas e leve ao processador. Adicione o sal, o alho e o azeite. Processe bem ate que fique bem cremoso. Se for necessário adicione um pouco de água filtrada. Verifique o tempero e utilize. O que sobrar pode ser conservado em geladeira em recipiente de vidro fechado por ate 3 dias.



INGREDIENTES PARA O FALSO ARROZ



  • 1/2 xícara de floretes de couve-flor crua
  • 2 colheres de sopa de creme de castanhas
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 fiozinho de azeite de oliva extra-virgem


PREPARO

Corte os floretes de couve flor em pedaços pequenos e leve ao processador. O ideal é apenas utilizar os floretes para esta receita para que se obtenha um resultado melhor. Os caules da couve flor podem ser utilizados em outras receitas crudívoras ou não conforme for conveniente para você.




Processe até conseguir pequenos grânulos que se pareçam com grãos de arroz cozido como mostra a imagem abaixo.


Por este motivo é importante que se utilizem apenas as flores da couve flor. O resultado é incrível, parece um arroz mesmo. Se utilizar os caules tem que processar mais e não fica parecido com arroz,  fica uma creme mais pastoso e não forma os grânulos.


Disponha os grânulos de couve-flor em um prato fundo e tempere com sal e pimenta a seu gosto e com um fiozinho de azeite de oliva. Se quiser pode acrescentar outros temperos e ervas aromáticas de sua preferencia.  Acrescente então as duas colheres do creme de castanhas de caju previamente preparado e misture delicadamente para agregar. Caso preferir um "arroz" mais cremoso, acrescente mais creme de castanhas de caju.


PARA O CREME VERDE

Deixe um pouco do creme de castanha no processador e coloque galhos de salsinha fresca, ou outro legume verde que tiver disponível. Eu usei cascas de abobrinha verde que tinha sobrado de outra receita. Decore a seu gosto e sirva imediatamente.

Esta receita é muito versátil. Foi a primeira vez que fiz, mas pretendo fazer outras vezes e adicionar legumes, ervas diferentes e outros temperos. Você pode criar em cima da ideia de preparar pratos crudívoros com este arroz de couve-flor.



ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas