Pão Caseiro

Written quinta-feira, 6 de dezembro de 2012 | 19:05

Pão caseiro, fofinho e muito gostoso que pode ser feito na maquina ou a mão. Esta receita é uma base perfeita para vários tipos de pães diferentes. Basta manter as quantidades de farinha e modificar a seu gosto. Experimente, tenho certeza de que você e sua família vão adorar. Vale muito a pena fazer o seu pão em casa. Além de ser mais econômico, é saudável e nutritivo, e você tem a certeza dos ingredientes que colocou no seu pão. Na medida do possível escolha ingredientes orgânicos para as suas receitas.



INGREDIENTES


  • 3 xícaras de farinha de trigo de preferencia orgânica
  • 1/2 xícara de farinha de milho fina (tipo fubá)
  • 1 1/2 xícara de água morna
  • 1 colher de sobremesa de açúcar cristal
  • 1 colher de sobremesa de sal
  • 4 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 1 colher de sopa de fermento biológico granulado


PREPARO NA MAQUINA


Coloque a água morna no recipiente da maquina, adicione o sal e o açúcar e em seguida a farinha de trigo. Coloque as 4 colheres de sopa de óleo distribuindo nos 4 cantos fazendo pequenas covinhas com a colher. Por ultimo use a colher e prepare uma covinha no centro onde vai colocar o fermento. Tome cuidado para o fermento ficar em contato apenas com a farinha e não com os líquidos neste inicio do processo. Programe a maquina de acordo com as instruções e escolha um programa para pão com crosta.Algumas maquinas tem programa especial para pão tipo francês ou mesmo pão de sanduíche.

Ligue a maquina e deixe começar a bater e então verifique o ponto da massa. Deixe misturar os ingredientes e acrescente a farinha de milho e se caso for necessário acrescente um pouco mais de água. Estará pronto quando você ver que a massa esta lisinha e uniforme. Deixe a maquina trabalhar conforme o ciclo escolhido.

Quando estiver assado coloque em uma grade e deixe esfriar antes de cortar. Fica maravilhoso. Eu uso esta mesma receita como base para diversos tipos de pães.  Este é o pão mais comum aqui em casa, mas muitas vezes eu coloco a metade de farinha integral, misturo uma quantidade de aveia, farelo ou gérmen de trigo, semente de linhaça... e por ai vai.  O segredo é manter a mesma quantidade de farinha podendo modificar o tipo utilizado. Esta massa é excelente para fazer pãezinhos também. Espero que gostem desta receita simples e muito gostosa.






PREPARO MANUAL


Comece preparando o fermento. Em uma vasilha coloque a água morna, o açúcar e despeje o fermento. Tampe e deixe levedar. Em uma bacia grande coloque a farinha de trigo e milho, o sal e despeje a mistura do fermento com a água e açúcar alternando com o óleo. Sove bem a massa até que fique lisa e bem leve. Se for necessário utilize mais farinha de milho ou água morna para dar o ponto ideal para a massa.
Prepare uma bola com a massa sovada e devolva a bacia. Coloque um pano de prato umedecido com água quente por cima da bacia, cubra com uma tampa e deixe em lugar aquecido para crescer por pelo menos 30 minutos. Quando a massa dobrar de volume retire da bacia, monte o pão na forma untada, leve ao forno previamente aquecido desligado, e deixe crescer novamente. Quando a massa crescer, ligue o forno e asse por mais ou menos 40 minutos. Depois de assado retire do forno e deixe esfriar antes de fatiar.




ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA! 

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas