Manteiga Cremosa de Amêndoas

Written domingo, 2 de dezembro de 2012 | 18:16

Esta manteiguinha é uma delicia e de um sabor muito delicado. Perfeita para passar no pão, servir com torradinhas ou também pode ser a base para fazer pastinhas com ervas, azeitonas, alho, tomates secos, e enfim o que você imaginar. Como tem um sabor neutro também fica ótima no pão com geleia.




PREPARO DAS AMÊNDOAS


  • 1 xícara de amêndoas cruas
  • água filtrada para demolhar


Lave as amêndoas e escorra. Coloque em um recipiente de vidro e adicione pelo menos o dobro de água filtrada. Tampe e coloque na geladeira. No dia seguinte, lave e reponha a água. Leve de volta a geladeira e deixe por mais um dia de molho.

Depois que terminar este processo, dois dias de molho, escorra e lave de novo as amêndoas. Deixe no escorredor por alguns minutos para secar um pouco. Retire as cascas com as mãos ou com um papel toalha. As cascas saem facilmente depois deste tempo de molho.







PREPARO DA MANTEIGA


  • 1 xícara de amêndoas demolhadas sem a pele (conforme instruções acima)
  • água filtrada o suficiente (veja instruções abaixo)
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal
  • sal a gosto

Depois de remover as cascas, leve as amêndoas brancas ao liquidificador. Então comece colocando a água filtrada aos poucos ate conseguir bater. Continue acrescentando mais água na medida que for necessário para continuar batendo.  Tome cuidado de não colocar muita água para não perder a cremosidade. Eu sugiro que coloque a água aos poucos para não errar o ponto que deve ser de uma pasta bem cremosa. Adicione o óleo e o sal. Bata mais ate conseguir um creme bem consistente e lisinho. Conserve na geladeira em pote de vidro fechado. Dura até 5 dias.


SUGESTÕES DE USO

Esta manteiguinha permite uma infinidade de usos. Pode-se fazer deliciosas pastinhas usando azeitonas, pepinos, cenouras, ervas frescas, tomates secos, azeite de oliva, limão ..... e o que mais sua imaginação permitir, ou simplesmente passar no pão quentinho. 


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas