Grão de Bico com Abobrinhas

Written domingo, 2 de dezembro de 2012 | 19:00

Grão de bico é tudo de bom, delicioso, nutritivo e muito versátil. Esta é uma simples sugestão que você prepara rapidamente e pode aproveitar sobras de legumes e temperos que tem na geladeira para acompanhar o grão de bico. Geralmente eu cozinho o grão de bico apenas em agua e sal, e mantenho na geladeira para fazer receitas diferentes temperando na hora de servir. Fica muito mais gostoso com o tempero fresquinho. Tendo grão de bico cozido na geladeira você pode preparar receitinhas muito gostosas como hummus, strogonoff, sopa, salada ou uma receitinha como esta aqui, apenas com legumes e temperos.


Serve 3 pessoas


INGREDIENTES

  • 2 xicaras de grão de bico previamente cozido
  • 1 abobrinha verde media
  • 1 cebola media picada
  • 2 dentes de alho esmagados
  • 1 colher de sopa de caldo de limão
  • sal e pimenta a gosto
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal


PREPARO

Aqueça o óleo em uma frigideira grande de boca larga. Coloque o alho, abaixe o fogo e deixe dourar rapidamente tomando muito cuidado para não queimar. Acrescente a cebola, tempere com um pouco de sal e deixe refogar ate que a cebola fique transparente quase dourada. Acrescente o grão de bico sem caldo, previamente cozido e escorrido.

Misture ao refogado e deixe apurar por uns 3 minutos. Caso o grão de bico esteja frio, deixe mais tempo para que pegue o gosto dos temperos e aqueça junto com o refogado. Quando o grão de bico estiver levemente dourado, acrescente a abobrinha cortada em pequenos cubinhos e mexa delicadamente. Coloque o caldo de limão, deixe apurar por mais 3 minutos.

Não deixe a abobrinha cozinhar demais. Fica muito mais gostoso se você deixar "al dente", levemente cozida.

Você pode usar ervas e temperos frescos ou secos de sua preferencia para esta receita. Veja o que tem na geladeira e aproveite para incrementar esta ideia com sabores diferentes. Sirva quentinho com o acompanhamento que você preferir. Fica delicioso servir com arroz e salada.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas