Home » , , » Cultivando Cebolinhas Verdes "Para Sempre"

Cultivando Cebolinhas Verdes "Para Sempre"

Written sábado, 17 de novembro de 2012 | 19:48

Eu estou encantada com o meu projeto "Hortinha dentro de casa". Não acreditei que fosse possível mas agora posso dizer a vocês com toda a certeza que é possível sim! Tão bom ver estes verdinhos todos os dias em frente a janela.  E o melhor de tudo é poder colher estas delicias para fazer comidinhas gostosas e saudáveis. As imagens abaixo mostram as cebolinhas crescendo e a minha hortinha aumentando. Salsão, cebolinhas e alho poro.



COMO FAZER

Compre um maço de cebolinhas verdes *Orgânicas de preferencia. Corte as folhas para consumo. Salve o talo com a raiz, mais ou menos dois dedos de comprimento. Coloque um pouco de água em um vidro e acrescente as cebolas como mostra a imagem abaixo.



Deixe o vidro próximo a uma janela onde tenha luz direta. Em mais ou menos dois dias as folhas começam a brotar e crescer novamente.  Na imagem abaixo vemos um vidro com as cebolinhas já crescidas e os outros iniciando o processo de crescimento.


Deixe crescer até que esteja no ponto de cortar de novo para usar. Troque a água com frequência, antes de começar a escurecer. Procure colocar água apenas o suficiente para cobrir as raízes. Na foto abaixo as cebolinhas já estão começando a crescer depois de alguns dias na água. Observe que a raiz vai crescendo também e ficando bem firme e forte.


Veja na imagem abaixo como as raízes crescem em poucos dias e se formam fortes dentro da agua. As folhinhas verdes voltam a crescer mesmo depois que foram cortadas.






Use uma tesoura para cortar os talos que vai utilizar. Observe sempre e reponha agua. Não deixe secar! água vai evaporar e precisa se manter um nível de água que mais ou menos cubra as raízes para manter a plantinha viva.


Corte as folhas salvando o talo e a raiz como da primeira vez. Mude a água e leve de volta para a janela. Dá super certo, eu já colhi muita cebolinha verde a partir de apenas um pé. Vale a pena fazer, é simples, não requer nada de especial, é super divertido ver as folhinhas crescerem novamente além de ser econômico manter esta hortinha em casa. Esta imagem mostra as cebolinhas crescendo pela segunda vez depois de terem sido cortadas.




A imagem acima mostra o crescimento quase completo a ponto de ser cortado para consumo. Este processo leva pouco mais de uma semana. A parte de baixo da planta tende a secar enquanto os brotinhos verdes voltam a aparecer mais ou menos dois dias depois de serem cortados como mostra a imagem abaixo. Depois de serem cortadas, as pontas podem ficar um pouco mais escuras.


Uma imagem de vários potinhos e vasinhos. Alho poro, cebolinha verde e salsão. Pode-se usar latas também para plantar caso preferir. Eu nunca plantei a cebolinha. Mantenho na água trocando pelo menos duas vezes por semana e cortando quando crescem.



É possível plantar em vasos e manter dentro de casa próximo a uma janela. Com certeza na terra as cebolinhas vão crescer fortes e saudáveis e produzir mais porque estarão os nutrientes do solo. Esta é uma opção, se você tiver espaço e quiser plantar, o resultado vai ser bem melhor. Espero que tenham gostado e experimentem também.

Muitas pessoas podem ter a preocupação de que este projeto possa criar mosquitinhos dentro de casa. Sim, isto é possível, e para evitar que aconteça , o ideal é sempre ter cuidado de trocar a agua com frequência e observar para que quando a raiz da cebolinha estiver escurecendo, seja descartada. Isto se a planta estiver na agua. Uma vez que foi plantada na terra, não existe preocupação com água parada que possa criar mosquitinhos.

Quando você perceber que a raiz começar a escurecer, descarte a planta ou então coloque na terra. O tempo de vida da cebolinha na água é limitado. Não deixe chegar ao ponto de começar a cheirar mal. Use o bom senso, você vai saber quando esta na hora de descartar.
FONTE  de inspiração!


TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas