Home » » Bolo de Cenoura Diferente com Calda de Brigadeiro da Mirian

Bolo de Cenoura Diferente com Calda de Brigadeiro da Mirian

Written terça-feira, 13 de novembro de 2012 | 13:41


Eu ando toda trabalhada no chocolate ultimamente e parece que vocês captaram... O que já chegou de receita de brigadeiro não é brincadeira! Estou abastecida de receita até o ano que vem, obrigada! :)

O post de hoje está assim pecaminoso ao extremo no pecado da gula: vocês não tem noção de como ficou bom e do quanto eu comi. E não me envergonho em dizer. Aliás, não tenho um pingo de vergonha, apenas lamento por ter feito a besteira de ter preparado meia receita. Droga. Mas nem tudo está perdido porque fiz meia receita do bolo e não da cobertura, ou seja, me esbaldei. Amém.

Foi a leitora Mirian Lindgren que me mandou a receita desse brigadeiro que ela utiliza como cobertura e recheio de bolos e como brigadeiro de colher. E vejam só que coisa boa: utiliza somente 4 ingredientes, não vai o temido leite condensado de soja (odiado por muitos, tolerado por mim. Sim gente, passei a gostar dele ------> me julguem, não tô nem aí) e é DELICIOSO!

O bolo de cenoura diferente é do meu amigo Marbene, que é um talentoso chef de cozinha, proprietário de um fogão a lenha e além disso transborda (swing, será?) e simpatia! rs O bolo é diferente porque vai cenoura ralada, é muito aromático e tem textura e sabor deliciosos!

O conjunto da obra então... só provando para saber porque eu comi até me acabar!

E como não poderia deixar de ser, a Monalisa tem que dar uma de louca: fiz meia receita do bolo e coloquei para assar em uma assadeira muito grande, então ele ficou assim baixinho e feinho, coitado. Já era noite e todos sabem que eu sou uma negação para foto noturna mesmo quando os bolos saem bonitos, imaginem o desastre então se o bolo já sai feio. O que eu fiz? Cortei pedaços do bolo com um aro de metal, por isso ele ficou assim redondinho e mais apresentável (ou melhor, menos feio). tsc tsc tsc


Bolo de Cenoura Diferente - Sem Lactose
Fonte: ligeiramente adaptado da receita do Marbene, Blog do Marbene.

400 gramas de cenoura ralada fininho
100 gramas de farinha de trigo
100 gramas de creme vegetal
150 gramas de nozes trituradas (usei avelãs, mas pode ser amêndoas, castanha de caju...)
200 gramas de açúcar (usei 1/2 xíc. de sucralose forno e fogão, lembrando que eu fiz somente 1/2 receita)
3 ovos
1 clara batida em neve
1 colher de café de fermento em pó
raspas da casca de 1 laranja (não coloquei)
1 colher de café de canela em pó

1. Peneire a farinha junto com o fermento e acrescente as nozes trituradas. Reserve.
2. Misture o creme vegetal amolecido com o açúcar, junte as raspas da casca de laranja e a canela em pó. Acrescente os ovos um a um. Reserve.
3. Combine as duas misturas, acrescente as cenouras e por último a clara em neve, mexendo delicadamente de baixo para cima.
4. Coloque em forma untada com creme vegetal e leve ao forno médio (180 graus) pré-aquecido por aproximadamente 35 minutos.

Calda de Brigadeiro da Mirian - Sem Lactose, Sem Glúten, Sem Ovos
*também pode ser usado como recheio de bolos e brigadeiro de colher
A Mirian me explicou que as seriam aproximadas porque ela faz de cabeça, então fiz conforme o meu paladar. 

1 garrafinha (200 ml) de leite de coco
1 xíc. (chá) de açúcar (usei 3/4 xíc. (chá) de açúcar demerara)
1 xíc. (chá) de cacau em pó (usei 1/2 xícara)
1 a 2 colheres de sopa de amido de milho (usei 1 colher)

1. Misture o amido de milho em um pouco do leite de coco e mexa até dissolver bem.
2. Junte os demais ingredientes e leve ao fogo até engrossar.
Se deixar na geladeira, a calda vai engrossar mais e fica ainda mais gostosa no dia seguinte (segui a sua dica Mirian!), então tentem guardar alguma coisa para comer somente no próximo dia. Acredito que não dê para enrolar mesmo colocando mais amido de milho, porém dá um ótimo brigadeiro de colher!

Fica MUITO gostoso!
Está declarado como minha cobertura/recheio/brigadeiro de colher oficial! Façam! Garanto que vocês não vão se arrepender! 

Muito Obrigada Mirian, AMEI!


Beijos!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas