Leite de Semente de Linhaça

Written sábado, 27 de outubro de 2012 | 19:32

Este leite é muito delicioso e nutritivo. Pode ser consumido puro ou em vitaminas com frutas ou cereais. Excelente para preparar bolos pois deixa a massa muito macia e fofinha além de enriquecer muito a receita. Confira as propriedades nutritivas desta maravilhosa semente.



INGREDIENTES PARA O LEITE


  • 1/2 xícara de sementes de linhaça deixadas de molho
  • água filtrada(mais ou menos umas 4 xícaras)
  • 1 colher de sopa de extrato de baunilha


PREPARO


Lave a linhaça e deixe escorrer. Coloque em um recipiente de vidro com tampa. Acrescente água filtrada pelo menos duas vezes mais do que a quantidade de sementes. Tampe e leve a geladeira de um dia para o outro. (mais ou menos umas 12 hs.) No dia seguinte, drene a linhaça em uma peneira, enxague e leve ao liquidificador. Acrescente as 4 xícaras de água filtrada e bata bem. (com esta quantidade de água o leite fica bem cremoso.)



Drene com uma peneira fina. Separe a parte solida que e ótima para usar como substituto aos ovos em receitas. Mantenha em geladeira em recipiente de vidro fechado por no máximo uma semana.
Lembrando que sempre e preferível que se consuma os alimentos no mais curto espaço de tempo possível para que os mesmos não percam as propriedades nutricionais. Pode também ser usado para cookies, pastinhas e recheios. O leite é delicioso e muito nutritivo. Confira abaixo um pequeno resumo das propriedades e benefícios da semente de linhaça.



BENEFÍCIOS DA SEMENTE DE LINHAÇA

De origem asiática, a semente de linhaça pertence a família "Linácea". Existem dois tipos: a linhaça dourada e a marrom. Não há diferença na composição nutricional entre os dois tipos. A semente de linhaça é fonte de ácidos graxos omega 3 e omega 6, minerais, vitaminas e fibras, além de um composto chamado lignana. Justamente por ter todas estas propriedades, é considerado um alimento funcional, além de ter suas propriedades nutricionais básicas, tem propriedades preventivas graças aos compostos antioxidantes e anticancerígenos.
Também contem  fibras que ajudam a regular o funcionamento intestinal.
 A semente de linhaça tem as seguintes vitaminas e minerais: vitaminas A, E, B1, B6, B12, potássio, sódiomagnésio, fosforo, ferro, cobre, zinco, manganês e selênio.


MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE A LINHAÇA E SUAS PROPRIEDADES:

AQUI    e    AQUI


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL DANDO OS DEVIDOS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas