Croquetes de Tofu com Tomate Seco

Written sábado, 27 de outubro de 2012 | 20:20

Amei preparar estes croquetes, adicionei ingredientes até chegar a um ponto e sabor ideais com a ajuda da minha filha que ficou anotando porções e ingredientes para mim. Pensamos juntas em fazer croquetes de tofu, escolhemos e testamos os ingredientes. Foi muito divertido e o resultado foi aprovadíssimo aqui em casa. Uma rara exceção para frituras, coisa que não costumo fazer, mas no caso destes croquetes, eu achei que valia a pena, e ficou realmente uma delicia. Um sabor muito delicado e especial. Caso você quiser pode fazer bolinhas recheadas para aperitivo. Pode ser assado também, o que sem duvida é muito mais saudável.


  

INGREDIENTES PARA A MASSA DOS CROQUETES

  • 1 xicara de batata cozida e amassada
  • 1 xicara de farinha de trigo
  • 200 gr de tofu amassado com o garfo
  • 1 cebola pequena cortada em cubinhos
  • 1/3 de xicara de tomates secos desidratados
  • 1 colher de chá de salsinha desidratada
  • 1 colher de chá de *Sumac (opcional)
  • sal e pimenta a gosto


PREPARO

Em uma bacia coloque a batata amassada e acrescente a cebola e o tofu. Misture um pouco e a seguir adicione a farinha aos poucos misturando delicadamente. Coloque então os temperos e por ultimo adicione os tomates secos cortados em pequenos pedaços. A massa deve ficar no ponto de modelar.



INGREDIENTES PARA EMPANAR


  • farinha de trigo
  • agua gelada
  • farinha de rosca
  • sal e pimenta a gosto
  • óleo vegetal para fritar


PREPARO FINAL

Em um prato fundo prepare uma papinha com a farinha de trigo e a agua gelada. Tempere com uma pitadinha de sal e pimenta. Em outro prato coloque a farinha de rosca. Modele os croquetes com as mãos enfarinhadas no tamanho que desejar. Passe na papinha e depois na farinha de rosca.

Frite em óleo quente. Retire e coloque em papel toalha para retirar o excesso de gordura. Ficam deliciosos e crocantes.  Você pode servir como petiscos, ou acompanhado de saladas para uma refeição principal.




ATENÇÃO!

Sumac nesta receita, é um ingrediente OPCIONAL como está listado acima. Eu usei porque tinha curiosidade de experimentar. Você pode usar os temperos de sua preferência, o que tiver em casa sem nenhum prejuízo ao resultado final da receita. Portanto NÃO se preocupe caso não tiver Sumac ou não encontrar para vender. Uma dica legal de substituição, e a páprica em flocos ou em pó. Caso queira experimentar o Sumac, você pode procurar em mercearias ou mercados públicos. Clique aqui  para pesquisa de compra online.
   

SAIBA MAIS SOBRE O SUMAC


*"Sumac é um tempero produzido do fruto de um arbusto que cresce em todo o Oriente Médio e o Mediterrâneo. Seus frutos e sementes variam de cor entre vermelho tijolo e púrpura escuro. Os frutos são colhidos pouco antes de amadurecerem e são deixados para secar ao sol. Depois são normalmente triturados e vendidos em pó. O tempero adiciona um sabor ácido (azedo), mas muito especial, diferente do que pode ser obtido com o limão. Muito usado na cozinha turca como tempero para salada, e o sabor natural de limão combina com qualquer tipo de salada. Os turcos cortam cebolas bem finas e misturam ao sumac,dando um sabor ácido especial a cebola, que pode ser também adicionada em sanduíches ou mesmo a comida."

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas