Bom-Bocado de Fubá sem Glúten

Written domingo, 23 de setembro de 2012 | 09:26

Meu primeiro bom-bocado de fubá vegano. Ficou muito gostoso, fofinho e com um visual lindo. Uma receita simples de fazer, sem nenhuma adição de gordura e sem glúten. Os ingredientes que eu usei foram o que eu tinha em casa quando resolvi fazer esta receita. O coco ralado em flocos grandes que eu usei para a calda é absolutamente opcional. Se você quiser fazer uma calda como a que eu fiz e não tem este coco com flocos grandes, use o coco que tiver em casa, não importa o tamanho dos flocos. A calda fica maravilhosa com coco ralado mais fino, eu já fiz em outras receitas. Se eu tivesse o coco ralado mais fino, com certeza teria colocado a calda e o coco em cima do bom bocado para decorar. Eu cheguei a colocar, mas removi porque não ficou muito legal.



INGREDIENTES

  • 1 xícara de coco ralado em flocos grandes
  • 500 ml de água filtrada
  • 2 colheres de sopa de farinha de arroz
  • 1 e 1/2 xícara de coco ralado fino
  • 1 e 1/2 xícara de açúcar granulado
  • 1 3 1/2 xícara de fubá (farinha de milho fina)
  • 2 colheres de sopa de fermento em pó
  • calda de coco (opcional) veja a receita abaixo


PREPARO

Leve a xícara de coco em flocos ao liquidificador com a água e bata até obter um leite cremoso. Eu sempre prefiro fazer as coisas em casa, por isto fiz este leite de coco super rápido e simples, mas caso preferir pode usar o leite de coco industrializado na quantidade de 500ml. Adicione a farinha de arroz, o açúcar, o coco ralado fino e a farinha de milho. Bata bem ate obter uma massa homogênea e lisa. Se for necessário adicione um pouco mais de água. Por ultimo acrescente o fermento apenas misturando. Unte uma forma com furo no meio e coloque a massa. Leve para assar em forno pré-aquecido por mais ou menos 30 minutos.


PARA A CALDA

  • 1/4 de xícara de coco em flocos grandes
  • 1/4 de xícara de açúcar granulado
  • 1/2 xícara de água


PREPARO

Em uma panelinha coloque o açúcar e deixe dourar. Abaixe o fogo e antes que caramelize acrescente o coco e mexa. Quando começar a dourar despeje um pouco de agua. Mexa e deixe formar uma calda. Acrescente a agua e deixe apurar a calda. Não é para ficar caramelizada, é apenas para dar um toque especial ao bolo com um sabor adicional e deixar mais molhadinho. Por isto a adição de agua.




FINALIZAÇÃO

Desenforme o bolo e despeje a calda quente por cima com o bolo ainda quente. Como vocês podem ver na foto, os flocos de coco ficaram douradinhos e formou uma calda bem espessa. Esta calda é opcional, decidi fazer de ultima hora e adorei.


Eu tirei a calda com a colher até terminar. Cheguei a colocar sobre o bolo mas não gostei do visual. (ficou muito parecido com cebola...rsrs) Os flocos de coco ficaram deliciosos, bem sequinhos depois que eu removi a calda e eles esfriaram.



A inspiração veio do site Harmonização dos Animais na Terra. Vi esta receita e resolvi testar e adorei. Diminui a quantidade de açúcar, fiz a versão glúten free, e coloquei a calda por cima. Você pode usar qualquer farinha sem glúten, se não quiser usar a de arroz. Eu pessoalmente não gosto muito da farinha de arroz, mas era a única que eu tinha sem glúten e resolvi usar. Caso você quiser pode usar farinha de trigo branca ou integral para substituir a farinha sem glúten, na mesma quantidade indicada na receita.   


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas