Home » , , , » Bolo de Chocolate Mud Cake

Bolo de Chocolate Mud Cake

Written terça-feira, 4 de setembro de 2012 | 11:12


Se eu fosse dizer aqui todos os adjetivos qualificativos deste bolo, teria que recorrer ao HOUAISS de Sinônimos, e encheria um bom parágrafo com eles. Para não perder tempo, vou dizer só o seguinte: faça, faça, faça! E urgente! Porque você verá o que estava perdendo, assim como eu vi, por não conhecer o rei dos bolos de chocolate – o Mud Cake.

AVISO: Estou entrando de férias e retorno em início de outubro. Muito obrigada a todos vocês que passam por aqui e que são importantíssimos para o prosseguimento do blog, dando-me estímulo para continuar a testar e publicar minhas receitinhas simples, todavia, sempre feitas com imenso amor e dedicação... 
Meu abraço, meu carinho e meu até logo mais, Laura Lucia


Créditos: Receita de Bolo de Chocolate Mud Cake do blog Simplesmente Delícia. Alterações que fiz: derreti o chocolate no microondas em vez de ser em banho-maria, em razão de ser mais rápido e de o bolo ficar mais molhadinho, pois gosto demais assim. Aumentei o chocolate em pó de ½ para 1 copo; o açúcar, de 1 ¼ de copo para 1 2/3 de copo. Usei manteiga com sal. E a receita de ganache,  fiz do meu jeito, que é como aprecio.

Obs.: No site Wisegeek, você pode ver a origem do nome Mud Cake.

Foto 3: Vista de cima do bolo ainda na forma, imediatamente após sair do forno.

Receita do Bolo de Chocolate Mud Cake

Ingredientes *Copo Americano: 250ml *Colher de sopa: 15ml *Colher de chá: 5ml
Não tenho copo de 250ml: então usei 1 xícara de 240ml + 2 colheres de chá de 5ml
1. 250g de manteiga (usei Betânia com sal)
2. 180g de chocolate meio amargo (usei Garoto, 55% de cacau)
3. 1 colher de sopa rasa de pó de café solúvel (usei Nestlé)
4. 100ml de leite integral

5. 2 copos de farinha de trigo peneirados (240g)
6. 2 ½ colheres de chá de fermento em pó (colher de 5ml)
7. 1 pitada de sal 
8. 1 copo de chocolate em pó peneirado (105g) (usei Nestlé) 
9. 1 ¾ de copo de açúcar refinado (320g)

10. 4 ovos grandes* (66,5g cada, pesados com casca)
11. 1 colher de chá de aroma de baunilha

12. 150ml de creme de leite fresco (150g)
13. Suco de ½ limão

Ganache
1. 1 ½  barra de chocolate meio amargo (270g) (usei Garoto, 55% de cacau)
2. 1 caixinha de creme de leite (200g)

PREPARO
1. Numa tigelinha, misture o creme de leite com o suco de limão. Deixe repousar por 15 minutos, no mínimo. Você pode fazer isso de véspera (eu fiz). RESERVE. 
      
2. Peneire o chocolate em pó e a farinha de trigo e meça-os. RESERVE.

3. Acenda o forno a 160º. 

4. Num refratário, ponha o chocolate em barra cortado nos quadradinhos, o café e o leite. Misture e leve ao microondas na potência média**, misturando a cada 30 segundos, até obter uma mistura homogênea: leva 2 minutos ou um pouco menos, no microondas de 900w. Adicione a manteiga e misture bem. Se preferir, junte os quatro ingredientes, misture e leve ao fogo em banho-maria. RESERVE.

5. Com margarina: unte ligeiramente o fundo de uma forma de 25x5cm e forre-o com papel-manteiga; unte, então, toda a forma e polvilhe com farinha de trigo. 

6. Numa tigela grande, ponha a farinha de trigo, o fermento, o sal e o chocolate em pó. Misture bem, junte o açúcar e misture novamente. Adicione a mescla de chocolate derretido e misture com uma colher de pau. Junte os ovos, a baunilha e o creme de leite, misturando após adição de cada ingrediente, somente até a massa ficar homogênea. 

7. Verta na forma e leve para assar durante 01:05h ou até que o palito, enfiado no centro do bolo, saia com uns poucos farelos grudados.  Quando retirar, deixe amornar sobre uma grade por 15 minutos e desenforme o bolo duas vezes, para ficar com a parte corada para cima: a primeira, numa assadeira de pizza,  e a segunda, no prato de servir.

8. Ganache: Enquanto o bolo amorna, ponha num refratário o chocolate cortado nos quadradinhos e o creme de leite. Misture, leve ao microondas e proceda como foi descrito no item 4 do preparo, ou derreta tudo em banho-maria. Aguarde amornar e verta um pouco mais da metade da ganache sobre a parte superior do bolo, derramando-a sobre a parede lateral com ajuda de uma colher. Com uma colher de sobremesa, espalhe a ganache sobre a lateral e depois sobre a parte superior. Ponha o restante da ganache sobre a parte superior e espalhe-a com a colher de sobremesa.  Se gostar, decore a ganache antes de servir ou sirva sem decorar.

9. Decoração da ganache: 1) Parte superior do bolo: use a ponta (pelo lado das costas) de uma colher de sobremesa limpa e faça semicírculos na diagonal, movimentando a colher desde a borda do bolo até o centro. Quando terminar todos os semicírculos, ponha um pouquinho de ganache no centro, onde os eles se encontraram, e faça um movimento de redemoinho com a ponta da colher de sobremesa, de fora para dentro, terminando no centro e puxando a colher para cima, para fazer uma pontinha de chocolate. 2) Laterais do bolo: com a ponta da colher de sobremesa (pelo lado das costas), faça movimentos em semicírculos, iniciando na base do bolo e deslizando até a borda do mesmo. Se achar difícil ou errar, passe as costas da colher em toda a ganache, desmanchando tudo que fez, e deixe do modo que mais lhe agradar, afinal, o importante mesmo é o sabor, o qual é superdelicioso. Sirva morno ou frio***. 


*Tamanho dos ovos: Na receita original do Delícious em que o Simplesmente Delícia se baseou, os ovos eram grandes (large). O peso dos ovos grandes, segundo o site Help with Cooking, varia de 63 e 73g.

**Aos cozinheiros iniciantes: A potência média equivale à metade da potência do microondas. No meu, que tem 10 potências, a potência média equivale a 5. O tempo de 2 minutos é considerado usando um microondas de 900w de potência. Se a potência for menor, levará mais tempo.

***À noite, guarde o bolo na geladeira, pois o creme de leite da ganache pode azedar. Retire cedo no dia seguinte. Você notará que a ganache fica suada, perdendo o aspecto brilhoso e bonito do dia anterior. Por este motivo, não se deve fazer ganache de véspera: fica feia mesmo. No entanto, você pode fazer o bolo de véspera, pô-lo num prato de vidro que caiba no seu microondas, deixar a noite toda na geladeira (para não envelhecer a farinha de trigo) e, no dia seguinte, dar uma rápida amornada de uns 3 minutos no microondas, na potência máxima. Transferir o bolo para o prato de servir, fazer a ganache e cobri-lo com ela. Fica perfeito!!! Utilizo esse recurso freqüentemente. Não sei qual é a explicação científica, mas o aquecimento rápido no microondas renova o bolo, deixando-o com o maravilhoso sabor de bolo feito no dia. 

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas