Barrinhas Energéticas de Banana com Quinoa

Written sábado, 22 de setembro de 2012 | 19:25

Esta é a minha primeira experiência com barrinhas de cereal. Estava em busca de uma combinação saudável de ingredientes, sem açúcar, saborosa e nutritiva. O resultado foi muito melhor do que eu esperava. Vou testar receitas de barrinhas de cereal sem glúten também. É muito simples de fazer e você pode inventar muitas receitas diferentes a partir desta sugestão.


Rende de 12 a 15 barrinhas médias  


INGREDIENTES

  • 1 xícara de aveia em flocos grandes
  • 1/4 de xícara de quinoa branca crua lavada e escorrida
  • 1/4 de xícara de ameixas pretas
  • 1/3 de xícara de passas de uva preta
  • 1/2 xícara de nozes picadas
  • 2 bananas bem maduras amassadas com o garfo


PREPARO

Comece lavando a quinoa. Use um coador fino para escorrer. Coloque a aveia e a quinoa no processador e bata bem ate misturar e quebrar um pouco os grãos. Acrescente as ameixas uma a uma e continue batendo. A esta altura a massa já vai começando a se compactar. Adicione a metade das passas de uva e a metade das nozes e bata novamente.

(reserve uma parte das passas de uva e das nozes para colocar sobre a massa antes de assar, veja a foto abaixo). 

Por ultimo adicione  as bananas amassadas e bata ate a massa ficar bem homogênea. Forre uma forma retangular com papel vegetal. Coloque a massa e distribua de forma a fazer um retângulo. Acrescente a metade das nozes e das passas de uva a massa. Dê uma leve pressionada para acomodar bem os pedaços e decorar a parte superior das barrinhas. Eu usei uma espátula de plástico para modelar a massa.


Leve ao forno pré-aquecido em temperatura media por mais ou menos 25 minutos. Deixe esfriar completamente para cortar. Rende uma media de 12 a 15 barrinhas dependendo do tamanho que cortar. Guarde as barrinhas em recipiente bem fechado. Conserve em refrigerador por até 1 semana. Podem ser congeladas por 1 mês, desde que perfeitamente embaladas.



São uma excelente opção para repor energia com saúde. Possui alto teor de proteína, vitaminas, baixo teor de gordura e não tem açúcar a não ser o açúcar natural dos ingredientes utilizados. Caso preferir uma barrinha mais crocante modele com uma espessura mais fina.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas