Para quem como eu adora batatas, esta deliciosa torta é a combinação perfeita. Rodelas de batata cozida recheadas com um delicioso creme de castanha de caju e cebolas fritas. Sempre que eu preparo aqui em casa é um grande sucesso, especialmente quando sirvo para convidados não veganos. Muito simples e rápida de fazer. Você pode incrementar usando ervas frescas de sua preferencia, acrescentando outros ingredientes no recheio como cogumelos, azeitonas e o que mais você imaginar.
Serve 6 pessoas
INGREDIENTES
- 1 kg de batatas inteiras cozidas
- 1 cebola grande cortada em rodelas
- orégano seco a gosto
- sal e pimenta a gosto
- 3 colheres de sopa de óleo vegetal
- molho de tomates
- queijo parmesão vegano
PREPARO
Cozinhe as batatas inteiras sem casca em água e sal por mais ou menos 20 minutos. Retire e deixe esfriar. Enquanto isto prepare os outros ingredientes.
PARA O REQUEIJÃO CREMOSO
- 1 xícara de castanhas de caju deixadas de molho por uns 30 minutos
- 1/2 xícara de água filtrada
- 2 colheres de azeite de oliva
- 2 colheres de sopa de Nutritional Yeast (opcional)
- sal a gosto
Lave as castanhas e cubra com água filtrada. Deixe de molho por 30 minutos enquanto prepara o restante da receita. Escorra as castanhas passado o tempo do molho e coloque no liquidificador. Acrescente a água aos poucos batendo sempre até obter um creme bem liso. Coloque o azeite, o sal e o Nutritional Yeast se for utilizar e bata novamente.
O resultado final devera ser um creme consistente. Isto vai depender de se ter cuidado ao acrescentar a água. Não coloque muita água que vai ficar muito liquido. E se não colocar água suficiente vai ser difícil bater.
IMPORTANTE!
Nutritional Yeast é um ingrediente opcional nesta e em qualquer outra receita. Se você não tiver, não se preocupe. Não vai alterar em nada o resultado final da receita.O Nutritional Yeast é utilizado como tempero pelo delicioso sabor acastanhado que lembra o queijo.
PARA O MOLHO DE TOMATES
- 6 tomates grandes bem maduros
- 4 dentes de alho picados
- sal e pimenta a gosto
- 2 colheres de sopa de óleo
PREPARO
(Esta parte da receita eu segui exatamente os passos da Renata Octaviani do site Vegvida , adoro este molho de tomates.) Leve os tomates cortados em pedaços grandes com pele e semente ao liquidificador e bata muito bem. Não acrescente nada, apenas os tomates. Em uma panela coloque o óleo e doure o alho picado tendo o cuidado de não queimar. Tempere com o sal e pimenta, e acrescente os tomates liquidificados. Mexa um pouco e tampe a panela. Deixe cozinhar bastante, olhando de vez em quando. Se for necessário acrescente um pouco de água cuidando para não perder o tempero. Quando pronto fica super cremoso.
PARA O QUEIJO PARMESÃO VEGANO
- 1 xícara de castanhas de caju cruas
- 2 dentes de alho
- sal a gosto
Coloque tudo no processador e bata até ficar com aparência de queijo ralado. Caso quiser pode fazer a metade da receita, o que será suficiente para a torta. O que sobrar guarde em recipiente de vidro tampado na geladeira. Conserve por no máximo duas semanas.
CEBOLAS FRITAS
Corte uma cebola grande em rodelas e refogue em óleo quente temperando com sal e pimenta e polvilhando orégano a gosto.
MONTAGEM DO PRATO
Corte as batatas depois de frias em rodelas de tamanho médio. Em um refratário coloque uma camada bem generosa do requeijão vegano, disponha as rodelas de batatas e cubra com as rodelas de cebola com orégano.
Cubra novamente com o requeijão cremoso e vá alternando as camadas ate terminar os ingredientes. Cubra tudo com o molho de tomates e salpique orégano e o queijo parmesão vegano. Leve ao forno para assar (eu não uso alumínio, se você esta acostumado a usar pode cobrir a torta nos primeiros 15 minutos e depois remova o alumínio) sem cobrir por uns 30 minutos ou ate que fique bem dourada.
Sirva quente. Fica boa demais, não tem quem não goste. A combinação dos ingredientes resulta em um sabor incrível. Este é um prato que eu gosto muito de fazer quando recebo visitas aqui em casa. Tanto pela praticidade de preparo como pelo resultado. Sempre agrada a todos, e o que eu mais gosto é dos elogios da pessoas que não conhecem a comida vegana e quando experimentam esta batata cremosa não querem acreditar que não tem nenhum produto de origem animal.Você pode inventar mil receitas diferentes em cima desta ideia. Tanto no recheio como na cobertura. É um prato versátil que permite inúmeras variações.
Sirva como prato principal acompanhado do arroz de sua preferencia e salada de legumes e verduras a seu gosto. Ou caso preferir sirva apenas com salada e estará fazendo uma refeição mais leve com menos carboidratos, completa, nutritiva e muito gostosa.
Esta receita surgiu a partir de uma inspiração muito especial de uma amiga muito querida, a Silvia Figueiredo. Foi ela que me mandou uma receita de torta de batatas com requeijão e eu transformei em receita vegana. Obrigada pela dica minha amiga, dedico esta torta para ti!
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!
0 comentários :
Postar um comentário