Salada de Cuscuz Marroquino com Legumes

Written segunda-feira, 27 de agosto de 2012 | 19:20

Uma das minhas versões preferidas de preparo do cuscuz marroquino. Facílimo de preparar, leve e saudável, o cuscuz marroquino tem um sabor muito delicado, e as bolinhas brancas ficam lindas contrastando com o colorido dos legumes e temperos. Você pode servir o cuscuz quente substituindo o arroz. Prepare da mesma maneira e tempere a seu gosto. Sirva acompanhado de legumes refogados, salteados ou grelhados. Este alimento contém glúten!



O cuscuz marroquino é típico do Marrocos, Algeria e Tunísia. Uma verdadeira estrela da cozinha vegana devido as inúmeras possibilidades de receitas utilizando legumes, condimentos, ervas frescas e secas.  Este alimento contem glúten pois é feito a partir da semolina do trigo.

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 2 porções
Preparação: 30 minutos


INGREDIENTES


  • xícara de cuscuz marroquino
  • 1 1/2 xícara de água fervente
  • 1 cenoura pequena cortada em palitinhos
  • 1 fatia de cebola roxa cortada em pequenos palitinhos
  • 1 talo de salsão com o broto verdinho
  • 1 colher de sopa de gergelim preto
  • sal e pimenta a gosto
  • suco  (caldo, sumo) de limão a gosto
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva


PREPARO

Lave o cuscuz e deixe de molho por uns 10 minutos.Enquanto isto ferva a água com um pouco de sal. Escorra a água do molho do cuscuz e coloque os grãos na água fervente. Desligue o fogo e tampe a panela deixando repousar por 10 minutos. Acrescente o azeite de oliva e mexa bem com um garfo para separar as bolinhas. Coloque em um prato e deixe esfriar.

Corte a cenoura em pequenos palitinhos, corte a cebola também tentando fazer pequenos palitos. A medida que for cortando os outros ingredientes, misture com o cuscuz. Corte o salsão e separe umas pontas para decorar. Misture todos os ingredientes relacionados e mais algum outro que seja de sua preferência. Você pode acrescentar ervas frescas como salsinha, coentro, manjericão ou orégano. Ervas secas também podem ser usadas de acordo com o seu gosto. Verifique o sal, acrescente pimenta moída na hora, o gergelim, o caldo de limão e finalmente o azeite de oliva. Fica muito gostosa se ficar na geladeira por pelo menos meia hora antes de servir.



                                    ATENÇÃO, ESTE ALIMENTO CONTEM GLÚTEN!


Cuscuz Marroquino é uma massa a base de semolina de trigo em forma de pequenas bolinhas que apenas necessita ser cozida com água e temperos de sua preferencia ou mesmo com caldo de legumes.


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas