Mousse de Maracujá com Chocolate

Written quinta-feira, 12 de julho de 2012 | 13:39


Minha prima Rosanne deu-me esta receita de Mousse de Maracujá faz muitos e muitos anos. Acho-a impecável, deliciosíssima, ainda mais quando acrescida de ganache de chocolate, cujo resultado forma uma das harmonias mais perfeitas que conheço. E quando tenho tempo para decorar, pondo sementinha por sementinha, fico boquiaberta com a beleza originada. Se você fizer, vai ficar encantado(a) com a textura da mousse e com a harmonia de sabores que falei acima; e vai amar de muitão!!!


Créditos: A melhor forma de fazer a ganache de chocolate, aprendi com a Marly, do blog Saboreando a Vida. Se há alguém que trabalha divinamente com chocolate, é ela. Aproveite para ver seus lindos trabalhos, verdadeiras obras de arte! 
Quanto à Cobertura Brilhante com as sementinhas de maracujá, não tenho a menor ideia de onde veio. Sei que vim mudando as quantidades ao longo do tempo e também que a melhor transparência, obtive com o polvilho doce.

Ingredientes *Xícara de café: 80ml *Colher de sopa: 15ml *Colher de chá: 2,5ml
OBS.: Gele o creme de leite da mousse de véspera, para retirar o máximo de soro possível.

A) Chocolate (ganache)
.1  barra de chocolate meio amargo (170g)  (uso Amaro da Lacta)
.1 caixinha de creme de leite (200g)

B) Mousse
1. 1 lata de leite condensado tradicional 
2. 1 lata de creme de leite gelado, SEM soro (uso Nestlé tradicional)*

3. 12 colheres de sopa de suco puro de maracujá (180ml) – (6 maracujás grandes)

4. 1 colher de sopa rasa de gelatina em pó incolor (7g)**
5. 2 colheres de sopa de água para hidratar a gelatina

C) Cobertura Brilhante
1. 1/3 de xícara de café de polpa de maracujá com as sementes 
2. 2/3 de xícara de café de açúcar
3. 2 colheres de chá rasas de polvilho doce (colher de 2,5ml)  
4. 1 xícara de café de água (80ml)
5. 2-3 gotas de corante amarelo líquido (usei Arcolor) (opcional)

Preparo
A) Chocolate (ganache)
.Corte o chocolate nos quadradinhos, ponha num refratário médio, adicione o creme de leite e misture. Leve ao microondas na potência média por 2 minutos, parando, retirando do micro e mexendo a cada 30 segundos. Faça isto até o chocolate derreter e obter uma mistura homogênea. Ou leve ao Fogo em banho-maria até o chocolate derreter. Espalhe no fundo de um marinex redondo de 25x4,7cm de bordas filetadas e leve ao freezer ou ao turbo congelamento por uns 20 minutos ou até que fique firme. Passe para a etapa B.

B) Mousse
No liquidificador: bata o leite condensado e o creme de leite SEM soro por 2 minutos. Adicione a gelatina preparada com 2 colheres de sopa de água conforme instruções da embalagem e bata até agregá-la. Acrescente o suco de maracujá e bata até engrossar. Verta por cima do chocolate e leve para gelar por umas 12 horas ou até firmar. Passe então para etapa C.

C) Cobertura Brilhante 
Em um papeiro, ponha o polvilho e vá acrescentando a água aos poucos até dissolvê-lo; adicione o açúcar e misture bem. Leve ao fogo baixo e mexa até obter um creme ligeiramente consistente e transparente (uns 2 minutos). Acrescente a polpa de maracujá, misture e apague o fogo. Adicione o corante amarelo e misture bem. Para decorar colocando uma a uma as sementinhas, como na foto 2***, coe a cobertura numa tigelinha assim que sair do fogo. Ponha as sementinhas num pratinho e molhe-as com um pouco da cobertura brilhante para não ressecarem. Quando esfriar, distribua a cobertura brilhante sobre a mousse com ajuda de uma colher de sopa e, então, peque cada sementinha com a ponta de uma colher de café e vá colocando sobre a cobertura, formando círculos concêntricos. Dá um pouquinho de trabalho, mas a beleza final compensa-o completamente. Aí é bom levar a mousse para gelar por mais umas 2 horas, antes de servir, pois ela fica um pouco mole devido ao longo tempo que se leva para decorar (eu não me lembrei desse detalhe, por esta razão a mousse da foto 1 aparece menos consistente). Sirva e aprecie com prazer a sua inigualável mousse. 


*Uso o creme de leite Nestlé porque ele é bem espesso: contém 3,8g (25,3%) de Gorduras Totais em 15g de creme (veja Informações Nutricionais no verso do rótulo). Quanto mais Gorduras Totais tiver um creme de leite, mais espesso ele será e mais espessa ficará a mousse, especialmente quando se retira o soro.

**Se preferir a mousse mais durinha, adicione à mistura do liquidificador todo o pacote de gelatina incolor (12g) hidratada com 4 colheres de sopa de água e preparada conforme instruções da embalagem, e bata bem.

*** Se você estiver sem tempo ou mesmo com aquela preguicinha que às vezes nos chega repentinamente, deixe esfriar a cobertura e derrame-a, com uma colher, por cima da mousse, cobrindo-a em toda a superfície -- fica muito legal também. Se preferir, sirva imediatamente; ou leve à geladeira por mais 1 hora e sirva.

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas