Home » » Pão de "Queijo" com Mandioquinha da Alessandra

Pão de "Queijo" com Mandioquinha da Alessandra

Written sexta-feira, 22 de junho de 2012 | 13:33


Depois do sucesso do pão de queijo com truque da Cléo (veja a receita aqui), fiquei animada para provar as demais variações de pão de queijo. Sabia que é possível substituir a batata por mandioquinha, cará e até inhame? 

Como eu adoro mandioquinha, fiz a receita que a querida Alessandra de Oliveira (mãe do lindo do Kaio, que ganhou uma festa toda especial cheia de quitutes sem lactose, sem ovos e sem soja) me mandou usando ela ao invés da batata. A receita é um pouco diferente da receita do pão de queijo com truque, a medida do polvilho é outra e não vai fermento.

Desta vez não coloquei a essência de queijo, preferi sentir exclusivamente o sabor da mandioquinha que é uma delícia e bem forte. Se você não é muito fã de mandioquinha essa receita não é para você, substitua pela batata, ok? Agora se você é como eu... faz um café para acompanhar e se joga! AMEI! *-*


Pão de "Queijo" com Mandioquinha (Sem Lactose, Sem Glúten, Sem Ovo)
Fonte: receita enviada pela Alessandra de Oliveira.

medida da xícara: 240 ml

1/2 xícara de chá de água 
1/3 xícara de chá de óleo (diminuí para 1/4 de xícara)
1 xícara de chá de polvilho doce
1 xícara de chá de polvilho azedo
sal à gosto (coloquei 1 colher de chá)
2 xícaras de chá de mandioquinha cozida e amassada (cozinhei quase 500 gramas de mandioquinha, deu 2 xícaras certinho)
orégano ou manjericão à gosto para temperar (coloquei um pouco de orégano)
1 colher de chá de essência de queijo (opcional - não coloquei desta vez)
obs. essa receita não vai fermento

1. Coloque a água e o óleo para aquecer juntos. Junte os demais ingredientes (menos a mandioquinha) numa vasilha de vidro ou numa panela (não pode ser de plástico porque vamos jogar a mistura da água e óleo em cima deles e há o risco de derreter).
2. Jogue a água e óleo aquecidos em cima dos polvilhos e mexa bem, até formar uma farofa, continue mexendo até amornar. Coloque a mandioquinha e amasse até ficar uma massa lisa.
3. Faça bolinhas do tamanho desejado e coloque em assadeira untada com óleo.
4. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus até dourar. Quando os pãezinhos começarem a rachar e ficarem opacos, já estão prontos. Se você deixar mais tempo no forno eles vão ficar iguais aos pãezinhos da Heloise, clique aqui para ver. As duas maneiras estão corretas, fica a critério de cada um assar mais ou menos.

Rendimento: consegui 26 pãezinhos pequenos.


Ótimo final de semana!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas