Home » , , , » Massa ao Molho de Funghi Seco

Massa ao Molho de Funghi Seco

Written quarta-feira, 16 de maio de 2012 | 12:55


 Uma massa com molho de funghi é sempre saborosa, agora, com este Molho de Funghi Seco do blog As Gastronômicas é qualquer coisa de indizível, de modo que só fazendo e provando você será capaz de encontrar adjetivos superlativos para qualificá-lo (eu não encontrei!). Que tal o desafio?

Obs.: Fiz mínimas alterações na receita: 1) aumentei o funghi porque o que encontrei era a granel e perde-se bastante em virtude de ter muitas partes endurecidas, as quais não amolecem com a hidratação; e 2) usei vinho tinto seco no lugar do vinho branco seco porque não havia este último em casa.

Ingredientes *Xícara de chá: 190ml *Colher de sobremesa: 7,5ml *Colher de café: 2ml
A) Molho de funghi
1. 60 g de funghi seco
2. 400 g de creme de leite fresco (usei de búfula, da Laguna: é mais consistente e mais saboroso que o de vaca)
3. 1 cebola média picadinha
4. 1 colher de sobremesa de azeite
5. 1/2 xícara de chá de vinho tinto seco (95ml)
6. 100 g de queijo parmesão ralado no ralo grosso
7. 3 colheres de sopa rasas de farinha de trigo (depende da consistência do creme de leite fresco)
8. 1 xícara da água de hidratação do funghi
9. 1 colher de café rasa de noz-moscada ralada na hora
10. 1 ½ colher de café rasa de sal (colher de 2ml)
11. 2 pitadas de pimenta do reino branca

B) Massa 
1. 500g de fettuccine ou outra massa (usei Bavette nº 13, da Barilla)
2. 75g de manteiga
3. 4 colheres de sopa da água de cozimento da massa

Preparo
A) Molho de funghi
1. Lave o funghi em água corrente para retirar boa parte da terra. Hidrate-o em 700ml de água morna, por aproximadamente 20-30 minutos (se usar um funghi excelente, 15-20 minutos de molho são suficientes).

2. Retire o funghi já hidratado, sem mexer no fundo da tigela, onde fica a terra, e deixe escorrendo numa peneira. RESERVE a água do funghi. Descarte os talos (são duros) e corte o restante do funghi em pedaços menores. 

3. Ponha um filtro de café 103 numa peneira pequena de 12cm de diâmetro e coe a água do funghi, o suficiente para que dê, aproximadamente, 1 ½  xícara de chá (285ml). Vai precisar de uns 2  filtros de café se tiver muita terra na água, pois ela impede a filtragem rápida da água.

4. Enquanto o funghi escorre: Corte a cebola em pedaços pequenos.

5. Refogue a cebola no azeite até ficar transparente. Acrescente o funghi e dê uma leve fritada (1 minuto). Adicione o vinho e deixe-o evaporar quase por completo. Ponha o creme de leite fresco e misture bem (não se preocupe, não vai talhar).

6. Ponha a de farinha de trigo numa tigelinha e acrescente, aos poucos, 1 xícara da água do funghi, já coada. Adicione ao molho da panela e deixe cozinhar, após ferver e engrossar, por 1 minuto, sempre mexendo.

10. Por último, acrescente o queijo e misture até incorporar totalmente ao molho.

11. Tempere com noz-moscada, sal e pimenta. PROVE o sal para ver se precisa acrescentar mais. Apague o fogo e feche a panela com uma tampa. RESERVE.

B) Massa
Cozinhe a massa conforme instruções da embalagem. Escorra em cima de uma panela (reserve um pouco da água do cozimento).  Numa panela grande, derreta a manteiga, acrescente as 4 colheres de sopa da água do cozimento e passe rapidamente a massa na manteiga, o suficiente para esquentá-la (se necessário, adicione mais água do cozimento). Esquente, então, o molho de funghi. Ponha a massa numa travessa grande e cubra com o molho de funghi, ou sirva separadamente, acompanhado por queijo parmesão ralado, e prepare-se para uma pantagruélica orgia gastronômica...


.Serve bem 4 pessoas

.Observações da receita original: 
1. Se desejar uma consistência mais líquida, utilize sempre a água em que o funghi foi hidratado. Ela deixa um sabor e um aroma no molho muito gostosos;
2 . Pode acompanhar outros tipos de massas ou de carnes.

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas