Home » , , » Bolo de Milho Verde Especial

Bolo de Milho Verde Especial

Written sábado, 21 de janeiro de 2012 | 11:48

Encontrei esta receita de bolo de milho no Almanaque Culinário há pouco mais de um ano. Fiz e achei o gosto de milho fraco, enquanto o açúcar era muito para mim, mas seu sabor delicado de pamonha entusiasmou-me para aproveitá-la. Mais uns três testes e acabei ajustando a receita, que ficou muito saborosa e tornou-se meu bolo de milho verde preferido. Espero que você aprecie tanto quanto eu.

Foto 3: Fatia do bolo numa vista mais próxima.

Ingredientes *Xícara de chá: 190ml *Colher de sopa: 15ml *Medidas rasas, salvo exceções explícitas
1. 3 latas de milho verde COM a água da conserva (uso Swift)
2. 1 garrafinha de leite de coco (200ml) (uso Sococo Tradicional)

3. 6 ovos médios
4. 10 gotas de essência de baunilha
5. 150g de manteiga
6. 1 xícara de chá de açúcar refinado (150g)
7. 1 lata de leite condensado

8. 1 xícara de chá + 1 colher de sopa rasa de farinha de trigo (117g)


Preparo
1. Derreta ligeiramente a manteiga. RESERVE.

2. Peneire a farinha de trigo e o açúcar em dois recipientes separados. RESERVE.

3. Unte com margarina e polvilhe com farinha de trigo uma forma de anel grande de 24x7cm (uso da Rochedo).

4. No liquidificador: bata o milho COM a água da conserva e o leite de coco na velocidade máxima por 3 minutos. Na tigela grande da batedeira, peneire metade desta mistura, descarte a palhado milho e peneire o restante, descartando novamente a palha.

5. Acenda o forno a 190º.

6. Na batedeira: adapte a tigela grande com o creme de milho peneirado e acrescente um a um os ingredientes 3 a 7, batendo na velocidade 3 (média)  só até incorporar cada um deles. Adicione a farinha de trigo aos poucos e bata na velocidade 2 (média-baixa) só até incorporá-la. Dê umas batidinhas na tigela contra a bancada para eliminar as bolhas de ar maiores. A massa é bem mole, mas é assim mesmo, pois é um bolo-pudim.

7. Espere completar os 15 minutos de forno aceso, verta a massa na forma de anel e leve para assar por 1:10 hora ou até que o palito enfiado no centro do bolo saia ligeiramente melado. Aos 50-55 minutos de forno, gire a parte da frente da forma para trás para corar por igual. Quando retirar, deixe amornar sobre uma grade. Desenforme duas vezes para ficar com a parte corada para cima: a primeira vez numa assadeira de pizza e a outra, no prato de servir.  Sirva morno ou frio. Tem um saborzinho de pamonha simplesmente maravilhoso!!!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas