Torta Alemã

Written terça-feira, 6 de dezembro de 2011 | 04:31

Aprecio demais uma boa torta alemã, contudo, a maioria das que já comprei aqui em Fortaleza são muito sem graça: “um gostinho de nada com coisa nenhuma”. As gostosas, foram sempre feitas em casas de pessoas amigas que sabiam cozinhar. Não sei por qual razão, nunca lembrei de pedir a receita. Sobrou-me a alternativa de buscá-la na net e testar. E foi o que fiz. Para mim, ela ficou muito saborosa.  E como é também muito fácil de fazer, sugiro como uma das sobremesas da sua ceia de natal ou ano novo. Todo mundo vai gostar, pode crer.
CRÉDITOS:
A receita, que alterei o mínimo, veio do blog Anjinho Doce.

O modo de fazer a ganache no microondas, aprendi com a da Marly, do Saboreando a vida. Foi o melhor de todos os métodos que já experimentei, em virtude de não queimar o chocolate e de a ganache ficar lisinha, sem nenhum grumo. Dê uma olhada nas coisas lindas que a Marly faz, especialmente as decorações com chocolate, que me deixam encantada, fascinada mesmo. Você vai adorar!!!

Decoração em ziguezague com as bandas de nozes cortadas ao meio:
Torta de Nozes e Chocolate na Revista Claudia Comida&Bebida, abril/2009, pag. 23
Fotos 3 e 4: ilustração de algumas etapas e  alguns instrumentos usados na receita.

Receita da Torta Alemã
INGREDIENTES *Xícara de chá: 190ml
A) Torta 
1. 31 biscoitos maisena (1 pacote de 200g)

2. 200g de manteiga sem sal (temperatura ambiente)*
3. 150g de açúcar de confeiteiro (usei Guanabara)
4. 2 gemas de ovos médios
5. 10 gotas de essência de baunilha

6. 2 latas de creme de leite SEM soro (RESERVE o soro de 1 lata)
7. 1 xícara de chá de nozes (80g)

8. 1 dose (40ml) de Carolans (ou licor de cacau) + soro de 1 lata de creme de leite

B) Cobertura (Ganache)
. 1 ½  barra de chocolate meio amargo (255g) (uso Amaro, da Lacta)
. 1 caixinha de creme de leite (200g)

C) Decoração
. 17 bandas de nozes cortadas ao meio no comprido para fazer o ziguezague (volta externa)
. 16 bandas de nozes para fazer a volta interna

PREPARO
A) Torta
1. Antes de iniciar a confecção da torta: ponha o de creme de leite para gelar durante meia hora no freezer ou 1 hora na geladeira. Retire o soro, reservando o soro de uma das latas para molhar os biscoitos.

2. Forre com papel alumínio o fundo e as paredes de uma forma redonda de fundo falso de 23,5x6cm (a forma pode ser mais baixa, com 4,5 ou 5cm de altura). RESERVE.

3. Pique as nozes. Peneire o açúcar, descarte os caroços maiores que ficam na peneira, e pese os 150g. RESERVE.

4. Na batedeira: Coloque a manteiga, o açúcar, as gemas e a baunilha, e bata na velocidade máxima até obter um creme fofo e esbranquiçado (5-6 minutos). Acrescente o creme de leite SEM soro e bata rapidamente na velocidade mínima, só para incorporá-lo. Desligue a batedeira, adicione as nozes picadas e misture delicadamente com uma colher de pau. RESERVE.

5. Misture o soro de uma lata de creme de leite com o Carolans (ou licor de cacau). Molhe os biscoitos um a um nesta mistura. Reserve-os, separados um a um, numa assadeira grande.

6. Arrume uma camada de biscoitos no fundo da forma, cortando alguns biscoitos para ajustá-los ao tamanho da forma (foto 3a), cubra com metade do creme, novamente biscoitos (foto 3b) -- ajustando-os bem no creme –, mais o restante do creme, deixando um pouco de creme na tigela para poder tapar os buracos da lateral e da superfície da torta após gelar (raspe a tigela, coloque o creme numa tacinha e leve para gelar). Passe uma espátula de pizza sobre a superfície da torta, regularizando-a (foto 3c), e leve à geladeira por 3:30h e em seguida ao freezer por 30 minutos**, desenforme, retire o papel alumínio e ponha no prato de servir. Tape os buracos da lateral e da superfície superior usando uma faquinha de sobremesa (fotos 4ª e 4b). Regularize a superfície superior (foto 4b) com uma espátula de confeiteiro com curva (inferior da foto 4c).

B) Cobertura (Ganache)
Assim que levar a torta ao freezer: corte o chocolate nos quadradinhos, adicione o creme de leite, misture e derreta em banho-maria ou leve ao microondas num refratário (misture), na potência média (50% da máxima) por 2-2:30 minutos***. Pare o microondas após um minuto e misture bem com uma colher de sobremesa.  Ligue novamente e pare o microondas a cada 30 segundos, misturando bem em cada parada. Aguarde esfriar totalmente.

Reserve umas duas colheres de sobremesa (cheias) de ganache para dar acabamento ao redor da base da torta. Ponha uma porção de ganache na superfície e nas paredes laterais com uma colher e espalhe-as. Regularize a superfície da torta com uma espátula de confeiteiro curva (inferior foto 4c) e as paredes laterais com uma faca de sobremesa. Coloque a ganache reservada dentro de uma bisnaga plástica de maionese (foto 4c) e contorne toda a base da torta com um fio grosso de ganache, apertando a bisnaga. Para fazer desaparecer a emenda das duas ganaches, passe uma faquinha unindo parte da ganache do fio grosso com a da parede lateral. Com um palito de churrasco, faça movimentos circulares em todo o fio de ganache. Estas são sugestões minhas, porque o importante é que você cubra como achar mais bonito. Parta então para a decoração.

C) Decoração
Decore colocando as 17 bandas de nozes partidas ao meio (num total de 34 quartos de nozes) ao redor da borda externa da torta, fazendo um ziguezague. Então ponha as 16 bandas de nozes pelo lado interno do ziguezague (Veja foto 1). Novamente, esta é uma sugestão apenas. Faça como mais gostar.

*Deve-se usar manteiga bem consistente para o creme não ficar mole. As manteigas sem sal mais consistentes que experimentei foram a Itacolomy e a Tirolez.

**Gosto de levar ao freezer porque os biscoitos e o creme ficam durinhos, sendo fácil de desenformar e retirar o papel alumínio usando somente as mãos. Permite levantar e ver se não ficou algum pedacinho de papel alumínio preso no fundo da torta, pois acho muito desagradável sentir o contato dele com os dentes.

***No meu microondas, que tem 10 potências, uso a potência 5 (50%), e sempre consigo uma ganache bem homogênea e lisa aos 2 minutos.

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas