Home » , , » Bolo de Banana com Aveia Delicioso

Bolo de Banana com Aveia Delicioso

Written sexta-feira, 18 de novembro de 2011 | 02:05

Minha amiga virtual, Diana, deu-me de presente – e que presente! – esta receita de Bolo de Banana com Aveia, a qual, por sua vez, ganhara da sogra. Sem exagero algum, foi o melhor bolo de banana que já comi na minha vida. É fantástico, perfeito, divino!!! A aveia dá um toque excepcional ao bolo, resultando numa textura mui original, a qual, somada à associação de banana nanica e canela, faz nascer, não um bolo, mas o BOLO dos bolos de banana... Prove e veja se tenho ou não razão!

Ah, sim, além da receita especial, Diana deu-me a liberdade de alterá-la e ajustá-la ao meu paladar. Muito desprendimento, não é?

Conheci Diana através do blog, esclarecendo dúvidas; depois passamos a nos corresponder por email. Aos poucos, vim vendo desabrochar na minha frente uma pessoa extremamente singular, inteligente, sensível, delicada e, acima de tudo, generosa. Só tenho a agradecer à vida a oportunidade de “conviver” com alguém tão especial...

Puxa, Diana, não há mesmo como dizer obrigada por uma receita tão maravilhosa, a não ser recorrendo aos velhos e úteis chavões: grata, mil vezes grata pela receita. Um grande beijo e o meu carinho fraterno para você, Laura Lucia

P.S.: A receita original usa 7 bananas pratas bem maduras. Fica também delicioso, todavia, faço com banana nanica porque adoro seu sabor.
Ingredientes *Xícara americana: 240ml *Colher de sopa: 15ml *Colher de café: 2ml
Secos
1. 1 caixa de aveia flocos (250g) (uso Quaker para vitaminas, frutas etc)*
2. 2 colheres de sopa rasas de fermento em pó
3. 2 1/2 colheres de sopa rasas de canela em pó**
4. 1 1/2 xícara de chá de açúcar menos 1 dedo na xícara inteira (245g)
5. 1 colher de café de sal

6. 110g de passas pretas sem caroços (acrescentei)
7. 1 colher de sopa de farinha de trigo para polvilhar as passas

Líquidos
1. 5 ovos médios inteiros
2. 7 bananas nanicas grandes maduras (600g sem as cascas)***
3. 250g de manteiga

Preparo
1. Unte com margarina e polvilhe com farinha de trigo uma forma de funil de 24x9cm.

2. Acenda o forno a 200º.

3. Ponha as passas num prato fundo e polvilhe com a farinha de trigo. RESERVE.

4. Numa tigela grande acrescente os ingredientes secos 1 a 5 e misture bem.

5. No liquidificador: adicione os ingredientes líquidos 1 a 3 e bata até homogeneizar.

6. Despeje aos poucos os ingredientes líquidos batidos sobre os secos, mexendo com uma colher de pau até obter uma mistura homogênea. Adicione as passas de 3-4 vezes, misturando delicadamente a cada adição. Verta na forma e nivele com uma simples mexidinha na própria forma.

7. Leve para assar durante 40-45 minutos ou até que o palito enfiado no centro do bolo saia com uns poucos farelos grudados. Após 30 minutos de forno, gire a parte da frente da forma para trás, para corar por igual. Quando retirar, ponha sobre uma grade. Vire no prato de servir após 15 minutos para o bolo não suar muito. Sirva morno ou frio, é simplesmente delicioso! E no dia seguinte fica melhor ainda.

*A  aveia tem que ser em flocos mesmo, não pode ser a de flocos finos.

**Uso mais canela porque a que encontro facilmente aqui em Fortaleza tem
sabor fraquíssimo.

***Minha experiência (erros, claro!): O bolo fica excelente com 600g de banana nanica, mas se elas estiverem maduras demais, com aspecto transparente, ficam com muita água e o bolo pregueia muito, sendo preferível usar só 500-550g de banana. --A receita original usa 7 bananas pratas bem maduras. Fica também delicioso, todavia, faço com banana nanica porque adoro seu sabor.

Dica: Remova o excesso de farinha de trigo polvilhada que fica pregado nas bordas do bolo com ajuda de uma faquinha de ponta fina e de um pincel de manteiga seco.

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas