Home » » Comendo Fora - Starbucks

Comendo Fora - Starbucks

Written quarta-feira, 1 de junho de 2011 | 14:39


Olá Pessoal!

Na Starbucks é possível escolher o tipo de leite das bebidas, então no nosso caso a opção é... leite de SOJA

A minha bebida preferida, pode ser inverno ou verão, é o Frappuccino Mocha, esse aí da foto.  Os frappuccinos e algumas outras bebidas vem acompanhados de chantilly, então não esqueça de avisar o atendente para não colocar no seu pedido.
   
Algumas opções, mesmo com o leite de soja, ficam inviáveis de se tornarem sem lactose, como é o caso do Frappuccino Caramelo ou bebidas a base de creme. Sempre confirme com o atendente se o acompanhamento da bebida é livre de leite ok?

Há bastante opções de bebidas, porém todas as opções de salgados, doces, cookies contém lactose... :(
Para bebidas com leite de soja há um acréscimo de R$1,50.
A Starbucks tem lojas em São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro.

Uma observação: nas lojas Starbucks do Canadá e Estados Unidos, sempre que eu pedia uma bebida com leite de soja e avisava que era intolerante à lactose a bebida era preparada em um copo de liquidificador exclusivo para produtos não lácteos. No copo vem escrito dairy (produtos com leite) e non dairy (produtos sem leite) para não ocorrer contaminação cruzada.

Aqui no Brasil, nas 3 últimas vezes que fui numa loja da Starbucks fiquei olhando para me certificar se iriam fazer minha bebida corretamente e reparei que em nenhuma das vezes foi utilizado o copo exclusivo, todas foram preparadas no copo dairy.

Na última vez, perguntei para o atendente se no Brasil não existia o copo exclusivo e expliquei toda a história. Ele me disse que eles tem sim um copo para bebidas com leite, sem leite e para chás, mas que naquele dia não estava sendo utilizado porque muitos funcionários estavam em treinamento (?) e porque não havia necessidade (?) já que a higienização dos copos é feita a cada uso (a higienização é realizada passando os copos num jato de água, não é utilizado água e detergente).
Então, perguntei o que eles fariam se uma pessoa com alergia ao leite pedisse uma bebida com soja, já que poderia ocorrer contaminação cruzada. Ele falou que neste caso a pessoa pode avisar que eles fazem no copo separado.

Não sei qual é a regra no Brasil, já que as normas para alergias e intolerâncias alimentares na área da alimentação são diferentes por aqui, mas acredito que deva existir um padrão, não é mesmo? Por isso gostaria de saber qual o procedimento correto adotado nas lojas Brasileiras... (linkei a Starbucks pelo twitter neste post e gostaria de uma resposta). PARA LER A RESPOSTA DA STARBUCKS ENVIADA NO DIA 15/06/2011, CLIQUE AQUI.

Nós, intolerantes à lactose, não temos problemas com os traços de leite, que na verdade são as proteínas do leite e não a lactose em si. Mas no caso de pessoas alérgicas torna-se um perigo caso o copo não seja higienizado corretamente. Então, se você for alérgico às proteínas do leite, não deixe de avisar na hora de solicitar a sua bebida.

Bjos!

Posts anteriores da série "Comendo Fora":



0 comentários :

Postar um comentário

ultimas