Home » » Amêndoas Carameladas Sem Lactose

Amêndoas Carameladas Sem Lactose

Written domingo, 1 de maio de 2011 | 09:13


Eu estava morrendo de medo de fazer esta receita, errar e jogar fora 200 gramas de amêndoas.
Mas me enchi de coragem, fui para a cozinha toda confiante e não é que o negócio deu certo de primeiro? :D

É tranquilo de fazer e além disso, fica super parecido com aquelas amêndoas que vendem no shopping, sabe?
É, essa mesmo.


Amêndoas Carameladas Sem Lactose
Fonte: Receita retirada do blog Vivendo Sem Glúten.

1/2 xícara de água
1 xícara de açúcar
1 colher de café de canela
200 gramas de amêndoas
1 colherzinha de café de fermento em pó

1. Forre uma forma com papel manteiga e reserve. Numa panela média de fundo grosso, coloque a água, o açúcar e a canela. Dê uma leve misturada e leve ao fogo baixo (fogo mais baixo possível, eu deixo bem baixinho como se eu fosse desligar o fogo). Deixe levantar fervura.

2. Quando a calda começar a engrossar, coloque as amêndoas e o fermento em pó. Para ver se a calda está ficando grossa, incline um pouco a panela e observe na forma como a calda se movimenta. Se for rápido demais é porque está muito líquido. Não precisa esperar engrossar demais, quando der aquela leve engrossada já pode colocar as amêndoas.

3. Mexa sem parar a partir daí com uma colher de pau, raspando bem o fundo para não grudar. A calda vai começar a ficar mais e mais grossa e depois de um tempo (vai demorar um pouco) uma farofa vai começar a se formar (como na foto abaixo). Vai grudar uma crosta de farofa no fundo e nas bordas da panela. Continue mexendo. Não se esqueça do fogo bem baixo. Se ficar com medo de queimar, tire um pouco do fogo, mexa e volte a panela ao fogo novamente.


4. Aos poucos você vai perceber que a farofa do fundo da panela vai voltar a caramelizar, mas não de uma maneira homogênea. Continue mexendo para que as amêndoas sejam envolvidas por esse caramelo. Quando todas estiverem cobertas por ele, tire do fogo e jogue-as na forma forrada com papel manteiga para que esfriem.

Gente, o segredo é: fogo baixo e paciência. Elas não vão ficar lindas e perfeitas como as do shopping, então quando todas estiverem cobertas pelo caramelo já pode tirar. Eu teimei e deixei mais um pouco para ver se o caramelo ficava mais homogêneo e acabou ficando mais escuro do que devia. Não chegou a queimar, mas eu poderia ter tirado antes. Óia eu quase fazendo caca... rsrs... 


Bjosss!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas