Home » » Pão Caseiro Sem Lactose

Pão Caseiro Sem Lactose

Written terça-feira, 30 de novembro de 2010 | 17:27

Chegueeei! :D

Agora chega de enrolação, vamos cozinhar!

Não vou sossegar enquanto não usar todas as tranqueiras culinárias que eu trouxe! Da cozinha eu não saio, da cozinha ninguém me tira! rsrs

Estou preparando um post sobre as minhas férias com dicas para os IL’s. Fui para a Alemanha visitar um casal de amigos e passei 3 semanas maravilhosas. Dentro de alguns dias publicarei! :D (O post já ficou pronto, para ler clique aqui)

Esse pão faz parte da minha infância e da infância do meu pai. A família do meu pai morava na fazenda e minha avó fazia esse pão para meu pai e meus tios. Minha avó ensinou minha mãe e minha mãe querida continuou com o ciclo e me ensinou. A receita é super simples e foi passada através do “boca a boca” no tempo da minha bisavó, então não sei para quem dar crédito.

O pão é neutro, você pode prepará-lo puro ou com recheio, tanto doce como salgado.
É super fofinho e rende bastante, se sua família for pequena faça meia receita.


Pão caseiro da fazenda sem lactose

1 kg de farinha de trigo
½ copo de óleo
2 ½ copos de água morna
1 ovo ligeiramente batido com um garfo
1 sachê de fermento biológico de 10 gramas
2 colheres de sopa de açúcar refinado
1 colher de chá de sal

1. Em uma vasilha grande, coloque a farinha de trigo, o óleo, o ovo ligeiramente batido com um garfo, o fermento, o açúcar e o sal. Misture rapidamente com uma espátula.

2.  Coloque a água aos poucos e vá misturando com as mãos. Dificilmente você precisará utilizar toda a água. Passe a massa para uma área de trabalho (eu utilizo a bancada da pia devidamente higienizada). Sove até ficar homogênea. E não se preocupe, você não ficará musculosa (o). Para dar ponto bastam 5 minutinhos. (Ela ficará como na foto grande)


O ponto exato é quando ela estiver fácil de modelar, sem grudar nas mãos. Se a massa grudar, acrescente um pouquinho mais de farinha. Se ficar muito seca, acrescente um pouco mais de água. (Se você for colocando a água aos poucos no começo, não precisará fazer essa correção).

3. Faça uma bola com a massa e a coloque na vasilha utilizada no passo 1. Cubra com um pano de prato para a vasilha ficar bem protegida e a deixa crescer por 1 hora ou até dobrar de tamanho em um lugar quente, dentro do forno (desligado), por exemplo. Em dias quentes ela crescerá bem rápido. (A foto pequena da esquerda é antes do tempo de crescimento e a da direito é depois do tempo de crescimento).

4. Depois de crescida, sove a massa mais um pouco e a abra com um rolo de macarrão.
Você pode fazer pães individuais ou fazer pães grandes. Divida a massa na quantidade de pães que desejar. Você poderá recheá-los ou fazê-los puro. Eu fiz 2 recheios, um de azeitonas e o outro de peito de peru com orégano. Enrole os pães como um rocambole.

Recheio de peito de peru.


Recheio de azeitonas verdes


A quantidade de recheio é à gosto. Para os recheios acima eu coloquei uma colher de sopa de azeite na massa aberta e espalhei com as costas de uma colher. Você pode também fazer recheios doces, como canela, goiabada, banana em pedaços, por exemplo.


5. Após modelar os pães, deixe-os descansando por mais 1 hora ou até dobrar de tamanho.


Esses foram os pães que fiz sem recheio. Para vocês terem uma idéia de como rende, com esta receita fiz esses 2 pães grandes sem recheio e mais 4 pães pequenos (quase médios) recheados.


6. Após a espera, asse-os no forno médio durante 40 minutos ou até dourar. Sempre que eu faço o tempo de forno é exatamente 40 minutos. Porém como pode haver diferenças de forno, preste atenção quando for fazer pela primeira vez. Se estiver dourado por cima e também por baixo já está pronto.


A receita parece longa, mas não é. A única coisa chata é esperar o crescimento dos pães. Porém depois, quando você começa a sentir o cheirinho de pão e melhor ainda, quando você come essa gostosura, a espera passa a ser perdoada. rsrs
Fiz este pão com a minha amiga na Alemanha e foi um sucesso! Depois me contem a experiência de vocês!



0 comentários :

Postar um comentário

ultimas