Home » » Viagens = sinônimo de stress (Curta Distância)

Viagens = sinônimo de stress (Curta Distância)

Written domingo, 17 de outubro de 2010 | 23:22



Sempre gostei de viajar. Adoro. Amo. Mas depois da IL, viagens são sinônimos de stress: O que eu vou comer? Dá para levar comida? Se a viagem é para o exterior então, o nível de stress aumenta ainda mais. As dores de barriga já começam alguns dias antes, dessa vez por motivo emocional mesmo: Ansiedade e medoooo, o que eu vou comer por lá?

E, além disso, existe um agravante: uma coisa é viajar só com o seu marido ou namorado ou amigo. Outra coisa bem diferente é viajar em grupo.
Quando se está em dupla fica mais fácil da outra pessoa entender e tentar comer em lugares que a gente também possa comer.

Com grupo é mais complicado. Nós precisamos ter muito jogo de cintura para não ficar passando fome, não estragar com os planos da maioria e nem se sentir um peso.

Essas dicas são para pessoas que não toleram absolutamente nada de lactose, que é o meu caso. Se você é IL, mas consegue comer pequenas quantidades de produtos com lactose, certamente não terá muitos problemas.
Para viagens de final de semana não é preciso tanta preocupação, porque se você ficar um dia sem almoçar ou jantar direito não vai prejudicar a sua saúde e nem atrapalhar a sua viagem.


Para viagens de curta distância:

- Leve produtos que você possa consumir no trajeto ou em caso de necessidade, como snacks, lanches naturais, bolachas, frutas, pães, barrinhas de cereal, bebidas, etc...

- Se for ficar em hotel, ligue e se informe se o hotel possui cozinha própria e explique a sua situação. Muitos conseguem adaptar os pratos à nossa necessidade (sempre avise com antecedência).

- Pesquise na internet. Faça uma lista dos restaurantes que você poderá comer, envie e-mail, telefone. Vale a pena o esforço antes para evitar o stress na hora das refeições e não passar fome, nem vontade.

- Se for ficar em casa de amigo ou parente, avise-o da sua condição. Se ofereça para cozinhar, para comprar os ingredientes no mercado. Assim você deixa a pessoa mais à vontade. Para a pessoa que vai te receber também não é fácil, muitos nem sabem o que é IL, eles não estão adaptados a isso, não vão imaginar, por exemplo, que algumas marcas de salsicha contêm lactose, entre outros produtos “surpresa”.

- Se alimente sem exageros alguns dias antes. A ansiedade mexe com o nosso organismo, no meu caso me dá dor de barriga mesmo. Já pensou passar horas na estrada precisando ir ao banheiro?

- Enzima Lactase: para você que já testou tomar a enzima antes de ingerir lactose e deu certo, uma ótima opção é levá-la e comer de tudo, sem exageros é claro. Eu não faço isso, apenas em casos extraordinários, mesmo nestes casos, compro a comida e como no hotel porque eu nunca sei quando a enzima funciona ou não. Tem dias que como 2 pedaços de pizza com a enzima e não acontece nada. Outros dias que como 1 pedaço e quase morro. É sempre uma loteria...

Você deve estar falando:
“Ah, é muito trabalho pesquisar tudo antes, ligar...!”
Concordo, realmente é trabalhoso.

Mas depois de uma situação que passei não confio mais em palavra de restaurante. Perguntei a composição de um pão para uma atendente e ela me perguntou se eu era alérgica. Eu disse que não. Então ela me respondeu:

“Se você fosse alérgica eu diria que tem sim ingredientes com leite, mas como você é SÓ intolerante, eu posso dizer que ACHO que não tem nada”.

Ah Ta. Primeiro, eu sou só intolerante. Tudo bem então se eu comer e ficar presa no banheiro sem aproveitar a minha viagem. Coisa pouca.
Segundo que, ela ACHA. Como assim acha?

Em outro restaurante, eu estava em grupo e como o cardápio era bastante variado perguntei se tinha alguma coisa que o chef poderia adaptar para a minha restrição. Minutos depois o garçom voltou dizendo que não, que tudo tinha lactose. (na minha visão foi falta de vontade do restaurante mesmo... mas...)
Eu não iria pedir para meus amigos levantarem e irem embora. Resultado: todos comeram, menos eu.

Por essas e outras eu não confio. Quando você fala que é IL, muitos restaurantes mentem na cara dura ou então respondem com achismos, eu acho que não, eu acho que sim...

Claro que já ocorreram situações que fui muito bem atendida. Certa vez o gerente veio falar comigo e trouxe até a embalagem do pão para eu conferir que realmente não tinha lactose.

Prefiro não correr o risco.

E você? Já passou por alguma situação constrangedora?

Confira também -----> Dicas para viagens de longa distância.

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas