Home » » Os Primeiros Passos

Os Primeiros Passos

Written domingo, 17 de outubro de 2010 | 18:24

É preciso renascer...


Antes de descobrir a Intolerância à Lactose (IL) minha situação estava bem complicada:

- crises de diarreia diariamente (minha microbiota estava destruída);
- crises fortíssimas de rinite que não cessavam;
- dor no lado direito da barriga, que chegou até ser confundida com apendicite;
- estado emocional muito abalado: todos os problemas acima eram explicados como sintomas emocionais devido ao stress e eu não me conformava em ser a causadora disso tudo.

Devido a todos esses fatores, comecei a pensar mais sobre a minha vida, o que eu realmente queria para mim e principalmente, o que eu queria para minha saúde. Decidi pedir demissão do meu emprego e fazer um intercâmbio no Canadá. 
Claro que tudo isso não foi decidido de uma hora para outra, foram meses de pesquisa e tudo foi feito ao seu tempo. E este não foi o único motivo para tomar esta decisão, o meu estado de saúde apenas me fez cair em reflexão.

Um mês após pedir demissão, fui fazer um check up geral com vários médicos antes de viajar e como disse no primeiro post, a otorrinolaringologista me passou o exame da IL. Fui me consultar devido a uma crise forte de rinite, a médica perguntou se eu já tinha pesquisado alguma alergia ao leite ou intolerância à lactose e então, me passou o exame.

Fiquei bem perdida depois do diagnóstico: não sabia o quê comer, o quê fazer para repor cálcio, comecei a ler o rótulo de tudo e percebi que existia lactose em lugares inimagináveis e foi aí que fui me consultar com um nutricionista pela primeira vez. 

Se eu pudesse dar algum conselho para quem acabou de descobrir a IL, com certeza o número 1 seria: procure um Nutricionista.
Eu tinha um pensamento bem diferente em relação as nutris. Sempre fui muito magra, nunca tinha me preocupado com alimentação e nunca tinha reparado no trabalho de um nutricionista. Depois de tudo o que aconteceu, passei a entender e apreciar o trabalho destes profissionais. *Atualização: na época que escrevi este post - outubro/2010 - nem imaginava que meses depois começaria uma nova faculdade - meu terceiro curso superior. E adivinha o que fui estudar? Nutrição. :)

Meu convênio não cobre esse tipo de consulta, então precisei pagar e digo: não me arrependo, muito pelo contrário foi um dinheiro muito bem investido. 
Tirar o leite e derivados da dieta é "fácil", o difícil é se alimentar direito. Nós precisamos ter noção do que comer para repor o cálcio, do que ingerir para auxiliar a microbiota, etc, etc. Em alguns casos, nem é preciso excluir o leite totalmente (eu não sou um caso desses, minha intolerância é muito forte e não consigo ingerir alimentos com baixa lactose). 
Com o cardápio e explicações da nutri, fica bem mais fácil. O cardápio é personalizado de acordo com a quantidade de macro e micronutrientes que você precisa.

Outra coisa que fez 90% de diferença na minha vida foi o uso de probióticos, que foram apresentados também através da nutri, e que me ajudaram a reconstituir a microbiota. Aos poucos, a diarreia foi cessando... comecei a me sentir mais forte graças às vitaminas e o cardápio foi essencial até eu conseguir me adaptar e ir descobrindo o que poderia comer com calma.

A rinite melhorou MUITO! Desde que cheguei no Canadá, tive 1 crise (e estou aqui a 1 ano e 1 mês). Claro que o clima e pouca poluição daqui também ajudam, só vou ter certeza se minha rinite realmente melhorou depois que eu voltar ao Brasil... *Atualização: voltando ao Brasil, minhas crises voltaram, mas com uma intensidade mais branda. Mesmo assim, tive que procurar tratamento e estou atualmente me tratando com homeopatia.

Em conjunto com tudo isso, fiz acupuntura. Depois de algumas seções, a dor do lado direito da barriga sumiu. Foi excelente para equilibrar meu organismo, fora que aprendi muito em relação a filosofia de vida na medicina chinesa e passei a tomar mais cuidado ainda com a alimentação.

No começo, fiquei natureba ao extremo. Não comia nada industrializado, só bebia sucos naturais, nada de açúcar, nada de gordura. Claro que isso durou pouco. Foi uma mudança e tanto para melhor, porque nunca tinha prestado atenção nas coisas que eu ingeria. Com o passar do tempo vi que não precisava ser tão extremista. O segredo é não cometer exageros. 
Hoje como tudo o que eu tenho vontade. Se fui a algum lugar, me deparei com um bolo maravilhoso de chocolate e não pude comer porque era com lactose, tento reproduzir em casa na versão zero lactose e como com moderação. Sempre que possível preparo meia receita, isso ajuda a manter o controle, rs. Receitas doces e gordices tem vez uma vez por semana aqui em casa e olhe lá! Simples assim. 

Se você está chegando por aqui agora e está naquela fase crítica de adaptação, o que eu posso te dizer é:
Calma! Tudo vai dar certo! O começo é difícil, mudar hábitos é complicado, mas temos um poder incrível de nos adaptar a quase qualquer coisa! 

Aqui no blog você poderá encontrar muitas dicas e receitas. E o mais importante, aqui você tem uma amiga que poderá te ouvir e ajudar nessa nova fase e que possivelmente já passou pelas mesmas dificuldades que você está passando agora. 
Precisando de ajuda é só me procurar: deixe um comentário ou envie um e-mail para contato@diariosemlactose.com

Beijos!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas