Home » , , » Cassoulet de Feijão Branco e Lingüiça

Cassoulet de Feijão Branco e Lingüiça

Written segunda-feira, 16 de agosto de 2010 | 00:52

Sei que é pleonasmo chamar Cassoulet de Feijão Branco com Lingüiça, todavia nem todo mundo, especialmente aqui em Fortaleza, sabe o que é cassoulet (pronuncia-se “caçulê), então achei que usar este título daria um esclarecimento melhor e uma maior vontade de comer tal iguaria, que afinal não passa de uma feijoada de feijão branco, não é mesmo?

Claro que mudei a receita -- e muito! -- como é meu costume, e fiz receita dupla por que haveria visitas. No original, eram 500g de lingüiça toscana, mas optei por 1,2kg de lingüiça: 800g de portuguesa e 400g de calabresa, além de acrescentar 500g de paio, pois achei que assim ficaria mais saboroso. Troquei o alecrim picado por coentro, porque cearense é “bicho do mato” e não vai muito com ervas sofisticadas, especialmente o alecrim, que tem odor de perfume e não de comida. O resultado foi excelente e todos aqui comeram além do que deviam e elogiaram o mesmo tanto, de forma valeu a pena o trabalho e as mudanças. Se eu fosse você, arriscaria....

Base da Receita: Revista Almoço de Domingo, Receitas Tradicionais, Ano 2, nº4, 2009, p. 33

Créditos da Foto do Prato: Na Cozinha da Bete

Ingredientes (receita dupla) *Xícara de chá=190ml *Colher de sopa=15ml

1. 1 kg de feijão branco + água para cozinhar o feijão na panela de pressão

2. 1 colher de sopa de azeite
3. 400g de toucinho defumado cortado em pedaços médios
4. 800g de lingüiça portuguesa fatiada
5. 600g de lingüiça calabresa fatiada
6. 500g de paio fatiado
7. água para aferventar os embutidos (linguiças e paio)
6. 3 cebolas grandes picadas
8. 8 dentes grandes de alho espremidos
9. 3 pitadas de pimenta do reino
10. 6 folhas grandes de louro
11. 1/2 de xícara de chá de coentro picado
12. Sal a gosto (não usei)

13. Cebolinha picada em rodelinhas e um ramo de alecrim para decorar o cassoulet na vasilha de servir.

Preparo
1. Em um panelão de 28x12cm, acrescente os embutidos (lingüiças e paio), adicione água até cobri-los em um dedo e ferva por 5 minutos. Escorra dentro de uma panela. RESERVE a água desta fervura. Lave a panela, ponha o azeite e frite o toucinho em fogo médio até soltar gordura; junte o alho e frite até dourar, adicione os embutidos (lingüiças e paio), frite bem. Retire metade da gordura e descarte-a. Ponha então a cebola e frite até ficar transparente. RESERVE.

2. Coloque o feijão branco numa panela de pressão grande (de 8-10 litros) com três dedos de água cobrindo-o. Feche a panela e quando começar a chiar, marque 7 minutos. Apague o fogo, retire cuidadosamente a pressão com ajuda de um garfo levantando o pito ou pondo a panela debaixo da água fria da torneira.

3. Ponha o feijão, a pimenta do reino, o louro e o coentro no panelão. Misture delicadamente. Prove o sal e acrescente um pouco da água reservada (da fervura dos embutidos), lembrando-se que ela é bem salgada. Tampe o panelão. À proporção que o caldo do panelão reduzir, acerte o sal pondo mais da água da fervura dos embutidos ou água sem sal, conforme o seu gosto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar até o feijão ficar macio. Retire a tampa, faça a decoração e sirva na própria panela; se ela for bonita, é claro. Se você for como eu, que não tem nenhuma panela digna de ir à mesa, coloque numa travessa de feijão, decore e sirva. O gosto é exatamente o mesmo: divino!!!

OBS.: Você notará que pus muita carne no feijão. É assim que aprecio. Minha feijoada também é bem cheia de carne. Se você preferir com menos carne, sinta-se à vontade para reduzir as quantidades. O importante é que a receita saia ao seu gosto.

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas