Torta Quente de Alface

Written segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010 | 06:01

Torta Quente de Alface: uma pedida maravilhosa para o carnaval, não? Prática de fazer e ainda mais de comer para quem está de ressaca. Foi pensando nestes dois aspectos que achei que seria uma receitinha perfeita para os foliões.

Vi esta torta num almoço que fui há algum tempo. Servia de acompanhamento a uma deliciosa picanha. A cozinheira me disse como fazia e peguei a receita no Mais Você.

Da primeira vez que fiz não ficou muito boa, pois usei dois pães de forma, conforme mandava a receita. Da segunda vez, decidi colocar um pão somente e aumentar 100g de presunto. Ficou excelente, muito gostosa mesmo. Faça bom proveito!

Um carnaval maravilhoso para vocês. Beijocas, Laura Lucia

Ingredientes *Xícara: 190ml *Medidas rasas, salvo exceções explícitas

1. 1 de pacote de pão de forma sem casca picado (400g)

2. 400g de mussarela fatiada e cortada em cubinhos

3. 300g de queijo prato fatiado e cortado em cubinhos

4. 400g de presunto fatiado e cortado em cubinhos

5. 1 pé de alface crespa cortada em tirinhas

R

6. 200g de maionese

7. 1 lata de creme de leite com soro

8. 200ml de leite

9. 1 colher de chá de noz-moscada

10. sal a gosto (não usei)

R

11. 150g de queijo parmesão para ralar no ralo grosso (comprei já ralado)

12. ¼ de xícara de chá de farinha de rosca (25g)

13. azeite para regar

14. 6 rodelas de tomate para decorar

R

Preparo

1. Pique o pão, a mussarela e o presunto. Corte a alface em tiras não muito finas. Ponha tudo numa tigela bem grande ou numa bacia plástica. RESERVE.

R

2. Rale o parmesão no ralo grosso e misture com a farinha de rosca. RESERVE.

R

3. Acenda o forno a 235º.

R

4. Unte com manteiga e polvilhe com farinha de rosca um marinex retangular grande de 35x22x4cm.

R

5. Misture os ingredientes reservados na etapa 1 do preparo. Acrescente os ingredientes 6 a 9 e amasse bem com as mãos até ficar tudo bem unido e não ter mais pedaços de pão inteiros. Acerte o sal.

R

6. Despeje no marinex, regularize a superfície inicialmente com as mãos e depois com uma colher; polvilhe com a mistura de parmesão ralado e farinha de rosca. Regue com azeite e decore com 6 rodelas de tomate. Leve ao forno para gratinar por aproximadamente 35 minutos. Sirva 10 minutinhos após sair do forno se preferir cortar em fatias, pois quente ela se desmancha muito. É maravilhosa como prato único para lanche ou como acompanhamento para carnes.

R

Obs. 1: O queijo parmesão não gratinou. Na foto, ficou parecendo batata palha. Acho que foi porque comprei já ralado, não sendo portanto de boa qualidade.

R

Dica: você pode fazer só meia receita e colocar a torta num marinex retangular.

R

Obs. 2: Ao copiar a receita e encontrar um R entre cada espaço, não pense que é um símbolo secreto cabalístico. Negativo! Foi a binga desta postagem que resolveu não dar espaço entre as linhas, então usei o recurso de pôr um R entre as linhas que eu queria espaço e o deixei na cor branca para não aparecer no blog. Desculpa, sim, mas foi o jeito.

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas