Home » , » Risoto de Funghi

Risoto de Funghi

Written terça-feira, 2 de fevereiro de 2010 | 02:32

Nunca, mas nunca mesmo, comi um risoto de funghi tão delicioso como este. Tiro o meu chapéu para a dona do blog Panelinha, pois este risoto dá para servir para qualquer rei do mundo, e com orgulho!

Comi tanto que parecia até que havia passado três dias trancada num quarto escuro sem ver um pingo de comida, nem mesmo pão mofado! Esta doidice é coisa de um grande amigo meu. Quando convidado para almoçar na casa da gente, ele prometia que faria o regime do quarto escuro. Ele é superengraçado e tem umas tiradas rápidas, extremamente originais. É adorado, claro. Ninguém fica ao lado dele sem soltar belas gargalhadas.

Para sobremesa servi o Bolo de Banana com Canela e Chocolate, que já publiquei aqui. Como a preguiça no sábado estava grande, não fotografei, aproveitei uma foto já publicada anteriormente. Este bolo é bem interessante e maravilhoso porque leva farinha de rosca (de pão) torrada no lugar da farinha de trigo e uma bela cobertura de ganache, a qual deixa qualquer chocólatra (como eu) extasiado. Então o almoço foi mui completo e saboroso: um risoto divino e um bolinho especialíssimo. Bom, não?

Mas retornemos ao risoto. Não preciso mais dizer, não é? Modifiquei um tiquinho a receita e acho que ficou sensacional. Se eu fosse você saía correndo para comprar os ingredientes e fazê-lo imediatamente. Olha, é para deixar qualquer um babando na gravata ou na blusa de seda... Quer apostar? Então faça e me diga, sim? Se eu perder, mando uma torta de chocolate para você... por... email (só a foto, garota!). Brincadeirinha.

Um beijinho pra todos, Laura Lucia

P.S.: Adicionei somente 200ml de vinho branco, pois os 240ml da receita original pareceram demais para o meu paladar. Coloquei 40g de funghi em vez dos 20g recomendados porque vi uma pessoa de outro blog -- que fez este mesmo risoto --, considerando que tinha que pôr pelo menos o dobro de funghi, pois 20g não davam nem para o cheiro...

Bolo de Banana com Canela e Chocolate

Receita do Risoto de Funghi

Ingredientes *Xícara americana: 240ml
1. 2 xícaras de chá de arroz arbóreo (370g) (usei La Pastina)
2. ½ cebola picada (70g)
3. 40 g de funghi seco picado (usei chileno, da Companhia das Ervas: delicioso!)
4. 500ml de água morna
5. 200ml de vinho branco seco (usei Mioranza)
6. 1,5 litro de água
7. 3 tabletes de caldo de carne (evite o caldo em pó, pois a cor dele é branca)
8. 6 colheres de sopa rasas de manteiga
9. 6 colheres de sopa rasas de queijo parmesão ralado

10. Queijo parmesão ralado grosso para acompanhar

Preparo
1. Pique o funghi com uma faca serrilhada e coloque de molho numa tigela média com 500ml de água morna, por 30 minutos, para amolecê-lo.

2. Pique a cebola. RESERVE.

3. Abra o vinho. RESERVE.

4. Após 20 minutos que o funghi estiver de molho: ponha numa panela 1,5 litro de água para ferver em fogo alto e acrescente os 3 tabletes de caldo de carne. Quando ferver, abaixe o fogo. Mexa com uma colher de pau para dissolver os tabletes de caldo de carne.

5. Numa panela funda, ponha 3 colheres de sopa de manteiga para derreter. Acrescente a cebola e mexa com uma colher de pau por 4 minutos ou até que fique transparente.

6. Retire o funghi da água com a mão e vá colocando na panela funda, tendo cuidado para não mexer muito na água do fundo, que é onde fica a terra. Refogue por 1 minuto.

7. Acrescente o arroz ao refogado e misture por 2 minutos em fogo alto.

8. Junte o vinho e mexa bem até evaporar.

9. Acrescente 1/3 do caldo de carne ao arroz (mantenha a panela do caldo de carne em fogo baixo até o final do preparo). Misture sempre até que o caldo seja absorvido. Esfregue bem o fundo da panela para o arroz não pregar.

10. Junte mais 1/3 do caldo de carne e mexa sem parar. Assim que ele for absorvido, junte o restante do caldo e continue mexendo. Esfregue bem o fundo da panela para o arroz não pregar.

11. Quando atingir a consistência de risoto (úmido e com o arroz al dente), desligue o fogo e junte as 3 últimas colheres de sopa de manteiga. Misture.

12. Adicione o parmesão ralado e misture bem. Prove o sal e, se necessário, acrescente um pouquinho mais de parmesão ralado para dar o ponto certo do sal. Sirva imediatamente acompanhado do queijo parmesão ralado grosso.

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas