Home » , , , » Quiche de Palmito, Presunto e Mussarela

Quiche de Palmito, Presunto e Mussarela

Written terça-feira, 19 de janeiro de 2010 | 05:02

Estou sofrendo, em 2010, de um mal muito interessante: “Quichemania”. E sabe que estou adorando!?

Sempre apreciei quiches, mas as que encontro aqui, neste fim de mundo chamado Fortaleza, são de uma pobreza sem par de imaginação: queijo, queijo com presunto, presunto com queijo.... Desta forma, a minha monomania – temporária, espero -- está-me dando ótimos momentos de orgias pantagruélicas.

Fiz meu costumeiro tour pela net e optei por uma massa do blog Panelinhas. Excelente blog, por sinal; aconselhável um belo passeio por lá. Em relação ao recheio, como eu queria com palmito, encontrei uma Quiche de Palmito e Mussarela no velho amigo Cyber Coook. Acrescentei presunto de peru e modifiquei um tanto as quantidades do recheio. Veja nas fotos se não compensou o resultado!!!!

A quiche, para mim, tem que ter massa espessa e bastante recheio. Por isto adorei a forma da Tramontina, que tem bastante altura. Detesto aquelas coisinhas finas, sem massa e sem recheio que são uma “quichotada”, jamais uma quiche. Mas retornemos à atual. Garanto a você que foi uma das melhores quiche que já comi. Simplesmente divina! Se você quiser chegar perto do céu, experimente e verá. Bon appétit!

Ingredientes *Colher de chá: 2,5ml *Medidas rasas, salvo exceções explícitas
Massa
1. 250 g de farinha de trigo
2. 125 g de manteiga
3. 1 ovo
4. 1 colher de sopa de água
5. 1 1/3 de colher de chá de sal

Recheio
1. 300g de palmito cortado em cubinhos (uso Soberano, já picado)
2. 200g de mussarela fatiada e cortada em cubinhos
3. 230g de presunto de peru fatiado e cortado em cubinhos
4. 2 caixas de creme de leite (400g) (uso Itambé: é mais consistente)
5. 3 ovos
6. Duas pitadas de pimenta-do-reino
7. 1 colher de café de sal

8. Queijo parmesão ralado para polvilhar

Preparo
Massa
1. Ponha os ingredientes 1 a 5 numa tigela, misture inicialmente com uma colher de sopa e depois com as mãos, até obter uma massa homogênea. Embrulhe a massa em filme de PVC ou saco plástico hermético e leve à geladeira durante meia hora.

Recheio
1. Enquanto espera o tempo da massa: deixe o palmito escorrendo durante 5-10 minutos numa peneira.

2. Enquanto espera o tempo da massa: corte o palmito, a mussarela e o presunto em cubinhos, ponha-os numa tigela e misture. Acrescente o creme de leite, os ovos, a pimenta-do-reino e o sal.

Montagem
1. Após a meia hora de gelar a massa: acenda o forno a 235º.

2. Espalhe a massa numa forma de quiche de 25x4,5cm (uso Tramontina).

3. Coloque o recheio na massa, regularize-o com uma colher de sopa, polvilhe com queijo parmesão e leve para assar por cerca de 40 minutos ou até dourar as bordas. Aos 25 minutos, gire a parte da frente da forma para trás com ajuda de dois garfos engatados nas canaletas da mesma: um empurrando para trás e outro puxando pra frente a forma. Objetivo: corar por igual. Quando retirar, deixe amornar sobre uma grade. Sirva morna com carnes, ou fria com saladas.

Dica: como essa forma de quiche mais alta (da Tramontina) não tem fundo falso, o jeito é servir a quiche nela. Para não arranhar muito o teflon, use uma faca de mesa de ponta redonda.

Nota: Antes de fazer a receita leia o tópico Medidas Utilizadas para que ela saia certinha.

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas