Torta de Morango Fácil

Written sexta-feira, 18 de dezembro de 2009 | 22:57

Inventei esta tortinha fácil numas das safras de morango. Comprei por impulso, só porque estavam baratos demais. Quando em casa, dei-me conta de que não sabia o que fazer com eles. Dei uma “geral” na despensa e geladeira, e também no freezer, onde sempre tenho bolo congelado. Juntei o que tinha e o que já é clássico em outras receitas. Acabou dando certo, pois todo mundo aqui aprovou.

A cobertura de gelatina foi baseada nesta do blog Quitandinhas.

Ingredientes *Xícara:190ml *Copo:185ml *Medidas rasas, salvo exceções explícitas
1. 2 caixas de morango (400g)
2. 1/2 de barra de chocolate meio amargo (85g) (uso Amaro da Lacta)

3. 1/3 de bolo mesclado médio ou metade de um pequeno, comprado pronto
4. ½ xícara de chá de leite
5. 1 colher de sopa bem cheia de chocolate em pó (uso Nestlé)

6. 1 lata de leite condensado
7. 1 lata de leite de gado (medida na lata de leite condensado)
8. 3 colheres de sopa de maisena
9. 1 colher de sobremesa cheia de margarina (30g)
10. 1 lata de creme de leite SEM soro

11. Cobertura de morango pronta (uso KARO)

Cobertura de gelatina
. 1 ½ copo americano de água
. ½ caixinha de gelatina sabor morango
. 1 colher de sopa de polvilho doce
. 1 colher de sopa de açúcar

Preparo
1. Retire o pedículo dos morangos com a ponta fina de uma faca. Não corte a base, fica feio. Corte os morangos ao meio no comprido. RESERVE.

2. Raspe o chocolate, não muito fino, com uma faquinha serrilhada. RESERVE.

3. Corte o bolo em fatias de 1cm de espessura. Retire as cascas de bolo das fatias e cubra com elas todo o fundo de um marinex oval pequeno de 28,5x20x5,5cm.

4. Misture o leite, aos poucos, com o chocolate em pó. Derrame com uma colher sobre as fatias de bolo, para umedecê-las.

5. Ponha o leite condensado numa panela. Coloque a maisena na lata vazia e dissolva-a em um pouco de leite. Complete a medida da lata com leite e verta na panela do leite condensado, misturando bem. Acrescente a margarina. Leve a panela ao fogo alto até ferver, mexendo sempre com uma colher de pau. Abaixe o fogo e mexa até começar a soltar da panela (aproximadamente 12 minutos de fervura). Apague o fogo e acrescente o creme de leite SEM soro. Misture bem. Espalhe metade do creme sobre as fatias de bolo. Espalhe, então, as raspas de chocolate e cubra com a outra metade do creme.

6. Ponha um fio de cobertura de morango sobre o creme, seguindo as elipses do marinex: das maiores para as menores, até o centro.

7. Arrume as bandas de morango em volta de todo o marinex, formando uma elipse. As pontas dos morangos devem ficar voltadas para dentro. Arrume depois as elipses internas, até o centro (foto 1). O número de elipses dependerá do tamanho dos morangos.

8. Cobertura de gelatina: em um papeiro, coloque o polvilho e um pouco de água para dissolvê-lo; acrescente o restante da água, a gelatina e o açúcar, e leve ao fogo até ferver e engrossar. Mexa até obter um creme transparente (1-2 minutos de fervura). Derrame-o, com uma colher, por cima dos morangos. Se os morangos forem pequenos, não use toda a cobertura, pois eles podem subir e ficar boiando. Leve à geladeira por 4 horas, antes de servir.

Obs: A minha cobertura de gelatina acabou ficando mais dura do que deveria, por descuido meu. Derramei todo o pacote de gelatina sem querer, então coloquei um pouco mais de água, mas não ficou muito legal.

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas