Home » , , » Flan de Chocolate com Creme Inglês

Flan de Chocolate com Creme Inglês

Written segunda-feira, 5 de outubro de 2009 | 02:52

Achei este flan que vi no Cyber Cook bem interessante e resolvi experimentar. O palpite foi certo, pois ficou bom mesmo, com um sabor mui sofisticado.

Aumentei um pouco o chocolate e não coloquei as raspas de laranja, pois sou fã
do primeiro e não muito apreciadora destas. Dê-se também a liberdade de adaptar ao seu gosto e fique feliz com o resultado. É isto o que importa.

A recomendação da receita original é servir o creme inglês à temperatura ambiente. Na verdade ele dá um toque especial ao flan -- numa combinação delicada e fina --, o qual sozinho já é gostoso, mas com o creme torna-se fora do comum. Vale salientar, no entanto, que gelado, ele também é maravilhoso. Eu, pelo menos, adorei.
Ingredientes *Xícara: 190ml
Flan
1. 1 envelope de gelatina incolor sem sabor (12g)
2. 5 colheres de sopa de água

3. 1 ½ barra (255g) de chocolate meio amargo picado (eram 200g) (usei Amaro da Lacta)
4. 1 xícara de chá de água

5. 1 lata de leite condensado
6. 1 colher de chá de raspas de laranja (não usei)

Creme inglês
1. 1 lata de leite condensado
2. 2 gemas
3. 1 lata de leite (medida na lata de leite condensado)
4. 2 colheres de chá de essência de baunilha

Preparo
Flan
1. Num refratário pequeno ponha a gelatina em pó. Junte 5 colheres de sopa de água. Misture bem e leve ao microondas por 15 segundos na potência alta. Misture de novo. RESERVE.

2. Num papeiro, ponha o chocolate picado e a xícara de água. Leve ao fogo em banho-maria, com água já fervendo, até derreter o chocolate. Mexa sempre.
Se ficarem pequenos fragmentos de chocolate, passe rapidamente no liquidificador para tornar homogênea a mistura.

3. Coloque em uma tigela o leite condensado, o chocolate derretido e a gelatina reservada. Misture bem.

4. Molhe com água uma forma redonda de anel de 20cm (para o flan soltar mais facilmente) e verta aí o flan. Cuidado para não sujar a forma. Caso aconteça, passe um guardanapo de papel molhado para retirar o sujo. Leve à geladeira por no mínimo 4 horas.

Creme inglês
1. Ponha o leite condensado e as gemas num papeiro. Misture até incorporar a gema. Acrescente o leite e a baunilha. Misture. Leve ao fogo em banho-maria, com água já fervendo. Mexa sempre com uma colher de pau, até que fique consistente; aproximadamente 25 minutos. Não raspe o pregado das paredes do papeiro com a colher de pau. Ao sair do fogo, passe numa peneira de metal para tirar as pequenas pelotas, lave o papeiro e retorne o creme para ele. Se não tiver peneira de metal, espere amornar e passe numa de plástico.

2. Aguarde esfriar totalmente. Vez por outra, dê uma mexida com a colher de pau, para que não se forme uma crosta seca sobre o creme. No momento de servir, *desenforme o flan e cubra com o creme inglês, vertendo-o diretamente do papeiro sobre o flan. Se preferir, use somente metade do creme para cobrir e ponha a outra metade numa molheira, para cada um acrescentar a quantidade de creme que quiser.

*Para desenformar: Passe uma faquinha de ponta arredondada delicadamente nas bordas do flan e mergulhe a forma, por 1-2 segundos, em uma tigela com água quente. Ponha o prato de servir em cima da forma e vire os dois juntos; dê uma batidinha em cima da forma para o flan se desprender. Se não sair, repita o procedimento. No Clique a Gosto tem fotos e instruções ótimas mostrando como desenformar gelatinas e pudins. Confira!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas