Bolo de Maracujá

Written segunda-feira, 28 de setembro de 2009 | 21:34

Todo bolo de maracujá não tem segredo. É um bolo tradicional em que se troca o leite pelo suco de maracujá. O que é diferente neste aqui é a cobertura, que é uma calda de maracujá com sementes. Faz muito tempo que faço esta calda, e não sei sua origem. Procurei na net para ver se a encontrava, mas só achei receita semelhante com meia xícara de açúcar.

Com ou sem origem conhecida, o que vale mesmo é o resultado. E digo com sinceridade, a calda é simplesmente sensacional! Dá ao bolo um toque especialíssimo. Prove e veja!
Fiz questão de mostrar os maracujás na foto, porque estão imensos e bonitos.
Enchem a vista de tanto esplendor.

Ingredientes *Xícara: 190ml *Medidas rasas, salvo exceções explícitas
Massa
1. 5 gemas
2. 2 xícaras de chá de açúcar
3. 200g de manteiga
4. 1 colher de chá de sal

5. 2/3 de xícara de chá de suco puro de maracujá (4-6 maracujás, dependendo do tamanho) + 1/3 de xícara de chá de água
6. 3 xícaras de chá de farinha de trigo
7. 3 colheres de sopa de fermento em pó

8. 5 claras em neve

Calda
. Polpas de 2 maracujás com as sementes
. 1 xícara de chá de açúcar

Preparo
Massa
1. Corte os maracujás dentro de um prato fundo, e ponha o suco que deles se desprende dentro do liquidificador. Faça o suco puro de maracujá passando a polpa dos maracujás no tubo-peneira do liquidificador ou numa peneira comum, esfregando com uma colher (se usar este último método, levará mais maracujá). Ponha o suco numa xícara de chá até 1/3 da xícara e complete a mesma com água. RESERVE.

2. Acenda o forno 235º.

3. Unte com margarina e polvilhe com farinha de trigo uma forma redonda de 30 x 4cm.

4. Na batedeira: bata as claras em neve. RESERVE.

5. Na batedeira: bata os ingredientes 1 a 4 até obter um creme esbranquiçado. Acrescente a farinha de trigo aos poucos alternando com o suco de maracujá. Bata. Junte a seguir o fermento, bata até incorporá-lo. Desligue a batedeira. Lave as palhetas e volte a bater as claras por mais 1-2 minutos. Acrescente as claras em neve à massa e misture levemente com uma colher de sopa ou de pau.

6. Despeje a massa na forma e leve para assar por 40 minutos ou até que o palito enfiado no centro do bolo saia limpo. Quando retirar do forno, ponha sobre uma grade. Após 25 minutos, desenforme o bolo, ponha no prato de servir e faça a calda.

Calda
Retire aquelas partes grossas, “catarrentas”, das polpas dos maracujás. Coloque as polpas com sementes numa xícara de chá e complete com água. Misture a xícara de polpa de maracujá com o açúcar em um papeiro. Leve ao fogo até engrossar (aproximadamente 12 minutos), sempre mexendo com uma colher de pau. Despeje a calda por cima do bolo com uma colher de sopa. Está pronto.

Dica: compre uns 3 maracujás a mais, pois é comum ter mais de um estragado.

Nota: Antes de fazer a receita leia o tópico Medidas Utilizadas para que ela saia certinha.

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas