Home » » Bolas de Berlim

Bolas de Berlim

Written domingo, 9 de agosto de 2009 | 13:05

Andava curiosa para experimentar fazer bolas de berlim, mas até estava com receio que fosse sair uma trapalhada. Ganhei coragem e aqui estão elas todas pomposas, ehehehe.
E desde já vos digo que ficaram uma delicia, muito fofinhas, aconselho a experimentarem...


Ingredientes para as bolas:


1 pacote 11gr. fermento padeiro em pó (usei Ramazzoti à venda em qualquer hipermercado)
150 gr. açúcar
500 gr. farinha trigo sem fermento
50 ml leite morno
120 gr. manteiga
3 ovos
raspa de 1 limão
Farinha, óleo, açúcar e doce de ovos

Preparação:

1- Junte o fermento e o açúcar à farinha.Adicione o leite morno, a manteiga e os ovos.Amasse bem com a mão e junte a raspa de limão.

2- Trabalhe a massa mais um pouco e deixe-a levedar para o dobro (cubra com um pano). Com as mãos enfarinhadas faça um rolo e corte pequenas quantidades, fazendo várias bolas.Deixe-as levedar de novo em cima de papel vegetal e cubra com um pano.

3- Frite-as em óleo quente (convém ter o lume brando, senão queimam com facilidade) e, depois de escorre-las bem sobre papel absorvente, passe-as por açúcar. Deixe-as arrefecer.

4- Com uma faca faça um golpe em cada uma e recheie-as com doce de ovos, utilizando uma seringa de pasteleiro ou um cartucho de papel vegetal.


Preparação do doce de ovos:


Coloque 230gr. de açúcar num tacho e cubra com água (+/- 250 ml).Leve ao lume até obter ponto de pérola (ao pingar de uma colher um pouco de calda, forma-se um fio mais resistente, cuja extremidade se assemelha a uma pérola).

Retire do calor e deixe amornar.Entretanto, misture oito gemas de ovo com um batedor de varas manual e misture-lhes, em fio e mexendo sempre, a calda de açúcar.

Leve de novo ao lume brando, não parando de mexer para não pegar no fundo e deixe cozinhar até obter a consistência desejada.
Deixe arrefecer e recheie as bolas de berlim.

Nota: O recheio das minhas bolas foi feito com o "Bage Cremin" (que é um pó que basta acrescentar água e açúcar e fica o creme pronto) que conheci no blog da
Alexandra.
Esta receita dá para +/- 14 bolas de berlim.

Bom apetite!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas