Torta de Maçã com Bananas

Written terça-feira, 3 de novembro de 2015 | 19:17

Esta receita foi totalmente improvisada. Tinha muita banana madura e maçãs que havia ganhado de uma colega. Queria fazer uma sobremesa suave, com pouco açúcar e sem glúten, e acabei fazendo uma torta sem farinha que ficou pronta rapidamente e ficou muito gostosa.


Eu já tinha visto umas tortas de maçã tipo "blossom", como esta que eu fiz, mas nunca tinha feito. Decidi fazer o formato de flor na hora de montar a torta, e não é que deu certo? Ficou uma linda flor desabrochando que perfumou a casa com o aroma de maçã, banana e canela.


Trouxe a minha sogra de 94 anos para passar a tarde comigo, e a coisa que ela mais gosta é me ver cozinhar. Fica na maior torcida pelo que eu vou fazer. É uma fofa, e eu me divirto muito com ela.
Quando tirei as maçãs da geladeira e coloquei o restante dos ingredientes na mesa, ela me perguntou o que eu ia fazer. Eu respondi.... não sei ainda, estou aqui pensando no que fazer com estas frutas, e a gente ria muito. Ela disse... eu acho que vai sair uma coisa muito boa. Olha a responsabilidade, improvisar uma coisa que eu nunca fiz, com platéia, rsrsrsrs


Então a ideia da torta surgiu e com a torcida da sogra eu fiz esta deliciosa sobremesa para nós. Ela gostou muito, só achou que não tinha muito açúcar para o gosto dela, o que me deixou feliz, porque realmente eu não queria uma sobremesa muito doce, uma porque eu não gosto, e porque ela não pode comer coisas muito doces. Acho o maior barato quando ela está aqui em casa e faz questão de acompanhar todos os passos das receitas que eu preparo. Ela fica me lembrando de fazer fotos, e não perder nenhum detalhe, e se diverte muito vendo eu me equilibrar com a câmera para fazer as fotos.

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 6 porções
Preparação: 1 hora 



INGREDIENTES 


  • 5 bananas bem maduras 
  • 6 maçãs descascadas e fatiadas
  • sumo de 2 limões 
  • 1/2 xícara de açúcar demerara
  • canela em pó 
  • 1 colher de sopa de melado 


PREPARO 

A quantidade de frutas pode variar dependendo do tamanho das frutas que você vai usar. As bananas que eu usei eram grandes e as maçãs médias. Não se preocupe muito com isto, vá usando as frutas até terminar de montar a torta. Comece preparando a forma que pode ser um pirex de vidro se você preferir. Deixe tudo pronto para facilitar o seu trabalho. Lave as maçãs e corte o limão deixando a mão para quando precisar. 





Unte uma forma redonda pequena com o óleo de sua preferência. Eu usei óleo de coco porque era o que tinha em casa.  







Coloque um pouco de açúcar na forma e espalhe bem no fundo e nas laterais, girando a forma para que o açúcar grude na forma. Reserve e siga com a receita. 




Descasque as maçãs e corte em fatias de espessura média. A medida que vai fatiando as maçãs coloque em um prato fundo e esprema um pouco do limão para que as mesmas não escureçam. Salpique um pouco do açúcar.




Forre o fundo da forma com as fatias de maçã e forre as laterais dispondo as fatias lado a lado de maneira que fiquem firmes . Pode pressionar um pouco na forma porque a as fatias grudam facilmente na forma untada e açucarada.







Esmague as bananas, esprema um pouco de limão e adicione o melado e um pouco de canela. O melado é opcional, você pode fazer sem que se as bananas forem bem maduras a torta vai ficar muito boa.




Coloque as bananas esmagadas no fundo da forma.








Coloque as fatias de maçã lado a lado começando pelas laterais, colocando as fatias de pé, um pouco inclinadas. Siga clocando as fatias de maçã até chegar no centro e formar uma especie de flor. Use o resto do açúcar para polvilhar sobre a torta, e por último polvilhe um pouco de canela.




Meia xícara de açúcar foi suficiente para montar a torta. Se você achar que precisa de um pouco mais, adicione uma pequena quantidade a mais.
Asse em forno pré aquecido a 180C por mais ou menos 30 minutos ou até que fique bem douradinha.




Quando a torta estiver dourada e sequinha por cima, está pronta. Sirva como preferir. Fica uma delícia servir morna com uma bola de sorvete vegano em cima.




Esta é uma deliciosa sobremesa que vale a pena experimentar. Pretendo repetir esta receita com algumas variações. O pessoal adorou esta torta aqui em casa, e eu me diverti fazendo e depois saboreando com a família.


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas