Pimentão Recheado com Lentilhas

Written sábado, 14 de novembro de 2015 | 16:14

O que fazer quando se tem dois pimentões lindos e coloridos, e um pouco de lentilhas cozidas?Pimentão recheado! Pois foi o que eu fiz com estas duas lindezas, e ficou bom demais! Este foi o nosso jantar no fim de semana passado, e eu servi com arroz e salada de folhas verdes e legumes.


Esta receita é ótima para aproveitar aquela sobra de lentilhas cozidas e transformar em um prato especial. O mesmo recheio pode ser usado para outros legumes como abobrinhas ou berinjelas. A base do meu recheio foram as lentilhas, que podem ser substituídas por grão de bico, arroz ou feijão branco misturado com legumes e temperos.


Eu usei farinha panko para preparar o recheio. Se você preferir pode usar farinha de pão ou até mesmo miolo de pão, apenas para encorpar. Se você quiser fazer a versão sem glúten tem duas alternativas, ou não usa nenhum tipo de farinha, ou usa uma pequena porção de farinha sem glúten. Tempere como você preferir. Cebola frita e ervas frescas e secas deixam este recheio maravilhoso. Eu nunca tinha feito pimentão recheado desta maneira, e achei o máximo porque além de gostoso, foi muito fácil de fazer.

Grau de dificuldade: Media
Rendimento: 2 porções
Preparação: 45 minutos



INGREDIENTES

  • 2 pimentões 
  • 1 xícara de lentilhas cozidas
  • 1/4 xícara de cebola picada
  • 1/4 xícara de cebolinhas picadas
  • 2 colheres de sopa de pimentão vermelho picado
  • 1/4 xícara de farinha panko (ou farinha de pão)
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal
  • sal e pimenta a gosto


PREPARO 

Corte os legumes. Pique a cebola e a cebolinha, os temperos e ervas frescas que vai utilizar, e separe todos os ingredientes para começar a receita. 



Esta receita é muito versátil e você pode fazer como preferir, usando temperos a seu gosto, adicionando legumes frescos ou verduras às lentilhas. É muito bom para usar pequenas sobras que você tem na geladeira e preparar um delicioso recheio. 







Depois de preparar os ingredientes e deixar tudo à mão, corte uma tampa nos pimentões e retire as sementes, abrindo a cavidade dos mesmos para poder colocar o recheio. Reserve. 




Eu usei farinha panko para preparar o recheio. Use o que for mais conveniente para você. Se quiser pode usar farinha de pão ou então cortar pedacinhos de miolo de pão e misturar ao recheio apenas para encorpar.






Aqueça o óleo em uma frigideira e frite a cebola temperando com um pouco de sal, e se quiser usar algum outro tempero ou erva seca, adicione agora para fritar junto com a cebola. 







Frite a cebola até dourar mexendo de vez em quando. 








Adicione o pimentão vermelho picado. Deixe fritar junto por um minuto mais ou menos. 








Adicione a metade da cebolinha verde e deixe apurar por um minuto mais junto com os outros temperos. 








Quando os temperos estiverem bem dourados, acrescente a lentilha cozida e misture bem.






Deixe a lentilha apurar com o refogado por um minuto e em seguida acrescente a farinha panko. Misture bem, acerte o sal e deixe apurar por um ou dois minutos até incorporar bem.  





Por último acrescente o restante da cebolinha verde picada e misture ao recheio. Desligue e utilize. 









Agora é só colocar o recheio nos pimentões. Unte uma pequena assadeira ou travessa.








Encha a cavidade dos pimentões com o recheio. 


















Pincele óleo no pimentão . Pode segurar na mão e circundar toda a volta pincelando. use o mesmo óleo da forma untada.


Devolva os pimentões para a forma e pincele até cobrir toda a superfície externa do mesmo. Retoque pincelando a borda superior do pimentão também para que fique bem douradinho.




Tempere as tampas dos pimentões com uma pitadinha de sal e pincele o óleo por dentro e por fora.



Para finalizar coloque um pouco da farinha panko sobre o recheio nos pimentões e se quiser pode colocar um pouco de pimenta do reino moída na hora e um pouco de orégano seco ou qualquer outra erva que você gostar. 



Leve para assar em forno pré-aquecido a 180C por 20 a 30 minutos ou até que os pimentões estejam bem assados. Vire as tampinhas de vez em quando para assar bem dos dois lados. 


Quando os pimentões estiveram bem assados, desligue o forno e coloque em um prato para servir. Cubra com a tampa e decore a seu gosto. Eu servi os pimentões com arroz e salada. Ficou uma delícia e eu fico feliz em poder dividir esta inspiração com vocês. Experimentem, vale a pena fazer! 


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas