Muffim de Banana da Terra sem Açúcar e sem Farinha

Written domingo, 29 de novembro de 2015 | 13:11

Estou encantada com a banana da terra. Esta é a segunda receita que eu faço que ficou maravilhosa. Recentemente postei esta receita do blog Barbarelismus aqui, e achei muito fácil. O bolinho que a Bárbara fez ficou muito fofo e parecia delicioso. Fiquei sonhando em fazer, e quando encontrei banana da terra verde eu fiz estes muffins com a receita do bolo da Bárbara. Mais uma vez obrigada pela inspiração amiga! 


Me enchi de coragem e fiz esta versão que estou dividindo com vocês. Na realidade eu sou um pouco autodidata na cozinha e somente depois do blog que eu comecei a anotar as receitas, quantidades de ingredientes e modo de preparo. Sempre fiz tudo de olho e nunca me preocupei em medir nada. Me acostumei tanto assim que foi difícil me disciplinar quando iniciei o blog. Enfim, acabei fazendo em forma de muffim porque achei que seria mais seguro para a primeira vez, em função da quantidade de massa e do quanto acabaria crescendo. Eu realmente fiquei curiosa com esta receita, e achei que seria impossível fazer um bolo sem farinha, e mais uma vez me surpreendi, ficou bom demais.


A receita original usa gotas de chocolate vegano, e foi o que eu usei. Ficou muito bom, mas quero variar da próxima vez, porque eu não sou muito fã de chocolate, especialmente em forma de gotas. Faço mais porque meu marido gosta muito, e esta é uma forma de fazer com que ele se interesse em comer os doces que eu faço que com certeza são mais saudáveis dos que se compra prontos, que mesmo veganos, na maioria das vezes utilizam produtos refinados que eu evito ao máximo na nossa dieta. Já pensei em repetir esta receita e da próxima vez vou fazer em forma de bolo e quero colocar nozes ao invés de gotas de chocolate.


A banana-da-terra tem mais vitaminas do que as outras bananas, embora tenha um valor nutricional semelhante. Ricas em potássio, fibras e vitaminas B e C, as bananas em geral são uma fonte grande fonte de energia. São as maiores bananas conhecidas, chegando a pesar 500 g cada fruta e a ter o comprimento de 30 cm. Devem ser consumidas cozidas, fritas, assadas ou grelhadas.Clique aqui para saber mais informações sobre a banana da terra.

Grau de dificuldade: Fácil 
Rendimento: 9 muffins
Preparação: 45 minutos




INGREDIENTES

  • 2 bananas-da-terra amarelas (aprox. 400 g após descascadas)
  • 3/4 xícara de pasta de amendoim natural
  • 2 colheres de sopa de maple syrup ou melado
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco, líquido
  • 1/2 colher de chá de fermento para bolo
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de sal marinho (opcional)
  • 1/2 xícara de gotas de chocolate vegano


PREPARO

Reúna todos os ingredientes que vai precisar antes de começar a receita para facilitar o seu trabalho.




Lave e descasque as bananas e pese para conseguir 400g. Corte as mesmas em rodelas e coloque no copo do liquidificador.




Separe tudo o que vai precisar, deixe à mão para utilizar quando for necessário. A receita original pede óleo de coco. Se você não tiver, use a mesma quantidade do óleo vegetal que você tiver em casa. Eu usei óleo de coco sem sabor.



A manteiga ou pasta de amendoim pode ser substituída por manteiga de amêndoas se você preferir. Use a que for mais conveniente para você. O maple syrup pode ser substituído por melado, na mesma quantidade indicada na receita.



Depois que reunir todos os ingredientes você pode ligar o forno para pré-aquecer, porque o preparo da massa é rápido. Se quiser pode fazer a receita em forma de bolo pequeno, ou então faça como eu fiz, em formas de muffim. Se não tiver forma de muffin, use formas de empadinhas untadas que funciona igual. A quantidade da massa não é muito grande, então se você resolver fazer bolo, use uma forma pequena quadrada de 20 cm para que seu bolo não fique muito baixinho. Unte a forma antes de começar a preparar a massa, ou se preferir, forre com papel manteiga. 





Corte as bananas e coloque no copo do liquidificador. Se preferir, use o processador. 






Bata as bananas um pouco até conseguir uma massa grossa.







Se for necessário use o socador para empurrar as bananas para baixo. Se o seu liquidificador não tiver um socador, bata um pouco, desligue, e empurre com uma espátula. Bata novamente e repita esta operação se for necessário.







Acrescente a manteiga ou pasta de amendoim e bata novamente para incorporar.








Coloque então o maple syrup ou melado e bata mais um pouco apenas para misturar.





Como você já tem uma pasta compacta, pode ser que precise novamente empurrar a massa para misturar bem o maple syrup ou melado. Se o seu liquidificador tiver a tecla pulsar, ajuda muito. O meu não tem, e por isto preciso empurrar.







Acrescente em seguida o óleo de coco e bata novamente até agregar os ingredientes.




Por último acrescente o fermento, o bicarbonato e a pitadinha de sal e bata novamente até conseguir uma massa lisinha e bem uniforme.





Despeje a massa em um prato fundo grande. A massa é bem firme, fica tipo uma pasta.





Não fica nada parecido com a massa tradicional de bolo feita com farinha. Parece incrível, mas esta massa pesada e pastosa se transforma em um lindo bolo ou muffins, se você preferir.





Adicione as gotinhas de chocolate e misture até que esteja tudo bem mesclado.



Esta foi também a minha primeira experiência com forminhas de muffim de silicone. Sempre fui muito resistente a estas modernidades, mas acabei comprando porque achei prático, e como queria assar no forno elétrico, fica bem mais fácil usar estas forminhas. Separei as 12 que tinha, mas fiz apenas 9 muffins porque a massa terminou.




Coloque as forminhas em uma assadeira. Com uma colher pequena distribua a massa nas forminhas por igual.



Leve para assar no forno pré-aquecido por mais ou menos 30 minutos, ou até que estejam dourados e bem crescidinhos.





Retire a forma do forno e deixe esfriar um pouco para remover das forminhas.




Fica mais gostoso quando servido morno ou na temperatura ambiente. O que sobrar, guarde na geladeira ou no freezer, e quando quiser consumir aqueça rapidamente no forninho, ou deixe em temperatura ambiente antes de servir.



Receita original em inglês do site Purely Twins. Veja aqui
Testada e aprovada pelo Blog Barbarelismus. Veja aqui. ,

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas