Bolinhos de Abobrinha sem Glúten

Written segunda-feira, 23 de novembro de 2015 | 20:42

Preparei estes bolinhos para o almoço que fiz para a minha sogra de que veio me visitar. Sempre é uma festa cozinhar para ela, ela adora me ver preparando receitinhas, e damos muita risada juntas enquanto eu cozinho, e ela até me dá sugestões de background para fazer as fotos. Bom demais!


A abobrinha é um alimento de baixo valor calórico e rica em vitaminas do complexo B, vitamina A, potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio, além de ser rica em niacina. Muito apreciada pela textura leve e sabor delicado. É um alimento de fácil digestão, além de ser uma excelente fonte de fibras por conter grandes quantidades de água em sua composição. Aqui em casa adoramos abobrinhas e eu sempre procuro variar as receitas e testar coisas diferentes. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 6 unidades
Preparação: 45 minutos




INGREDIENTES 

  • 1 abobrinha grande tipo zucchini
  • 3 colheres de sopa de semente de linhaça moída
  • 6 colheres de sopa de água morna (para hidratar a linhaça)
  • 1/4 xícara de farinha de grão de bico ou outra sem glúten
  • 1 cebola pequena picada
  • 2 colheres de sopa de pimentão vermelho picado
  • 2 colheres de sopa de cebolinha verde picada
  • 1/4 xícara de salsinha picada
  • 1 colher de chá de orégano seco (opcional)
  • 1 colher de chá de páprica em pó (eu usei a defumada)
  • 1 colher de sopa de Nutritional Yeast (opcional)
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal
  • sal e pimenta a gosto
  • um pouco mais de farinha para finalizar os bolinhos


INSTRUÇÕES DE PREPARO 





Rale a abobrinha no ralo grosso e coloque em um recipiente grande. Salpique com sal e deixe por alguns minutos enquanto prepara o restante da receita. 







Em uma tigela pequena coloque a semente de linhaça e adicione a água morna. Deixe hidratar enquanto continua com a receita. 







Corte a cebola em cubinhos pequenos, faça o mesmo com o pimentão vermelho. Corte a salsa e cebolinha e reserve.






Prepare a abobrinha. Use um pano, um voal ou uma peneira fina para remover a água que o sal ajudou a liberar. Eu usei um saco tipo panela furada, coloquei toda a abobrinha dentro e espremi para remover o máximo de água. 





Esprema e retire a água da abobrinha o máximo que puder. Olha como ela fica sequinha e reduz muito a quantidade. 






Eu salvei a água da abobrinha e coloquei na sopa que fiz no mesmo dia. 






Coloque a abobrinha seca em um prato fundo grande. 







Adicione a cebola, o pimentão, a salsa e a cebolinha e misture bem. 








Adicione a semente de linhaça moída que ficou hidratando e misture bem. 



Este é o momento de adicionar temperos. Adicione o Nutritional Yeast se for utilizar, o orégano seco, a pimenta do reino e a páprica. Use os temperos que você mais gosta, estas opções que eu usei são apenas sugestão.



Acrescente a farinha. Eu usei farinha de grão de bico. Se você quiser manter a receita sem glúten, use a farinha que tiver em casa, pode ser de arroz ou outra. Caso preferir pode usar farinha de trigo normal. 




Misture bem a farinha. Você vai obter uma massa firme e fácil de modelar. Ajuste o tempero, se for necessário acrescente um pouco mais de sal. Eu não coloquei mais sal porque já tinha colocado antes nas abobrinhas logo no início da receita, e achei que ficou bom. 





Faça bolinhas com a massa. Eu fiz 6 bolinhas grandes que achatei um pouco para "assar" na frigideira. 








Antes de ir para a frigideira eu passei as bolinhas em um pouco de farinha de grão de bico para que as mesmas ficassem mais firmes e douradas. Achate as bolinhas para que fiquem em formato tipo hambúrguer. Ficam mais deliciosas desta maneira. 





Eu usei uma frigideira tipo grelha e preparei os bolinhos em cima do fogão mesmo. Se você preferir pode colocar em uma assadeira untada e levar ao forno virando na metade do tempo que pode ser 20 a 30 minutos em temperatura de 180C. Se fizer na frigideira, 5 minutos de cada lado é suficiente em fogo médio.



Eu servi os bolinhos com arroz e salada. Decorei com um pouco de maionese vegana que misturei um dente de alho esmagado e picado bem miudinho, pimentão vermelho grelhado e cebolinha verde picada. Ficou uma delícia. 



A sogra que não é vegana ficou uma semana aqui em casa e nem sentiu falta das comidas dela, virou vegana comigo sem nem entender muito sobre o assunto. Ela tem 94 anos e as vezes fica difícil para ela entender certas coisas por causa da idade. Então eu explico com as minhas comidinhas e funciona super bem, ela adora comer o que eu faço, e principalmente adora me ver cozinhar, e até me ajuda com alguma coisinha fácil de fazer. Bom demais!

Saiba mais ou compre o Nutritional Yeast na Loja Veganana clicando aqui.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas