Pãozinho de Batata doce com Polvilho

Written segunda-feira, 19 de outubro de 2015 | 18:11

Este pãozinho ficou uma delícia. Queria fazer pão de queijo com batata inglesa, mas como tinha batata doce em casa resolvi fazer uma coisa diferente. Ficou como pão de queijo vegano, porém com uma linda cor alaranjada e um sabor delicado da batata doce. Use qualquer batata doce que você tiver para esta receita, use ervas secas para incrementar o sabor, se desejar.


Batata doce é rica em fibras e vitaminas, sendo uma excelente escolha para enriquecer o seu cardápio. Eu usei a alaranjada que é a única que eu encontro nos Eua onde moro. Mas com certeza este pãozinho vai ficar maravilhoso com a deliciosa batata doce branca brasileira. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 16 unidades
Preparação: 1 hora



INGREDIENTES 

  • 1 e 1/2 xícara de batata doce cozida 
  • 1 xícara de polvilho doce
  • 1 xícara de polvilho azedo
  • 1/2 xícara de água 
  • 1/2 colher de sopa de sal do himalaia (ou marinho)
  • 1 colher de sopa de Nutritional Yeast (opcional)
  • 1/4 xícara de óleo (eu usei de coco)
  • ervas secas (orégano, páprica ou o que preferir)


PREPARO

Cozinhe a batata doce. Eu usei duas batatas pequenas para conseguir a quantidade necessária para a receita. É muito importante esmagar as batatas ainda quentes por causa do polvilho. Usando as batatas quentes você não vai precisar aquecer a água para a receita. 





Coloque as batatas ainda quentes em um prato fundo grande. 









Esmague as batatas até formar um purê. Adicione o Nutritional Yeast se for utilizar e amasse junto com as batatas. 







Separe uma xícara e meia da batata em purê. Coloque em um prato fundo para preparar a massa dos pãezinhos. 





Misture o polvilho doce e o azedo, adicione a água aos poucos, o sal e o óleo. Eu usei óleo de coco sem sabor. Misture com as mãos até incorporar bem a massa. 







Trabalhe a massa até conseguir uma mistura homogênea e fácil de modelar. 






Pegue pequenas porções de massa e modele bolinhas do tamanho que desejar. Os pãezinhos crescem muito, quando colocar na forma deixe um espaço entre eles. 


Eu fiz 16 pãezinhos pequenos. Na metade deles eu coloquei orégano e páprica defumada e a outra metade não coloquei nada. Como foi a primeira vez que eu fiz estes pãezinhos, quis experimentar para ver qual ia agradar mais. Os dois ficaram muito bons, e da próxima vez que eu fizer vou colocar mais temperos e ervas. 


Asse em forno pré-aquecido a 200C por mais ou menos 30 minutos ou até que fiquem douradinhos. Ficaram deliciosos e eu adorei comer bem quentinhos assim que saíram do forno com a minha manteiguinha de óleo de coco sem sabor, sal do himalaia e pimenta caiena. Para o marido que não gosta da minha manteiguinha eu fiz uma pastinha com maionese vegana, pepino e temperos. 












Saiba mais ou compre Nutritional Yeast na Loja Veganana clicando aqui 

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas