Pão de fermentação Lenta com Sementes

Written segunda-feira, 12 de outubro de 2015 | 19:01

Preparei este delicioso pãozinho para o nosso café da manhã neste último final de semana. Deixei a massa fermentando durante a noite e de manhã eu finalizei o processo e assei. Queria fazer apenas com gergelim, mas acabei misturando semente de papoula. Ficou uma delícia com a casquinha bem crocante, e as sementes fizeram uma grande diferença no sabor. Se você quiser experimentar estes pãezinhos pode usar qualquer tipo de semente como chia, gergelim, linhaça ou o que você tiver em casa. O visual fica muito lindo e apetitoso.


A fermentação lenta é o melhor processo de preparar pães, pois além de ser muito fácil de fazer, o resultado sempre é garantido. Massa fofinha, cheia de furinhos e casca crocante, além da satisfação de fazer o próprio pão. O cheiro do pão assando é tudo de bom. Vale muito a pena fazer pão em casa porque além de saudável e econômico, a gente sabe exatamente o que coloca no pão. Tenho aprendido muito sobre a fermentação lenta e testado inúmeras possibilidades para dividir com vocês e inspirá-los a fazer seus pães em casa também. É mais fácil e divertido do que você pode imaginar. Este pão não contém açúcar e nem gordura, foi feito com apenas 4 ingredientes, farinha, água, sal e fermento. Por ser um pão de fermentação lenta, você pode começar a preparar a noite e assar de manhã, ou preparar de manhã e assar a noite. O importante é deixar a massa fermentar lentamente durante pelo menos 8 horas em temperatura ambiente e depois seguir as instruções abaixo. Eu usei farinhas orgânicas. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.


Programe o seu pão com antecedência. O ideal é deixar a noite toda fermentando e assar de manhã, ou então prepare a massa de manhã e deixe para assar quando voltar para casa. Siga as instruções abaixo e prepare o seu pãozinho delicioso, nutritivo e saudável, e saiba mais sobre o processo de fermentação lenta na descrição da receita. Vale a pena experimentar, mesmo se você não tem experiência em fazer pães, pode ter certeza que este dá super certo, e se tiver alguma dúvida pode escrever que eu ajudo.  

IMPORTANTE! O pão de fermentação lenta NÃO deve ser colocado na maquina de pão nunca! É uma massa que tem que ser manuseada com cuidado e delicadeza para manter as lindas bolhas que se formam durante a fermentação e que vão fazer com que o pão fique macio, leve, gostoso e cheio de furinhos.


INGREDIENTES

  • 2 xícaras de farinha de trigo branca
  • 2 xícaras de farinha de trigo integral
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de fermento biológico para pão
  • 2 xícaras de água em temperatura ambiente


PREPARO

Em uma vasilha de louça ou vidro coloque os ingredientes secos e misture rapidamente. Adicione a água aos poucos e misture bem até hidratar os ingredientes secos e obter uma massa uniforme.
Não é necessário bater, você apenas vai misturar os ingredientes e quando estiver homogêneo está pronto. Use uma espátula para facilitar o trabalho de misturar os ingredientes.

Empurre a espátula nos cantos da vasilha e mova a massa para ter certeza de que não ficou farinha seca no fundo. A massa nesta fase inicial é pesada, e não deve ser manipulada demais, não bata, não sove, apenas misture até obter uma massa uniforme e hidratada.










Cubra a vasilha com um filme plástico e deixe descansar em um lugar protegido na cozinha. Deixe a massa descansar por pelo menos 8 horas para levedar aos poucos. Neste período o fermento vai agir e tornar a massa leve e aerada, cheia de bolhas lindas. 



Passado o tempo de fermentação lenta, a massa está pronta, cresceu muito e está leve e cheia de ar, você vai notar que se formam bolhas na superfície. A consistência da massa é bem mole, não se assuste porque é assim mesmo. Veja como fica a massa depois de levedada na imagem abaixo.














Prepare tudo o que você vai precisar para modelar o pão. Em uma superfície lisa ajeite o espaço onde você vai modelar a massa. Enfarinhe bem. Eu geralmente uso uma tábua de madeira porque a minha mesa é de pedra e não dá para trabalhar massa em cima porque é em formato de azulejos. Deixe a farinha bem à mão porque você vai precisar. Unte a forma que vai colocar os pãezinhos. prepare as sementes se for utilizar. Deixe tudo pronto antes de tirar a massa do prato.




Eu usei sementes de gergelim branco e preto misturados com semente de papoula, nutritional yeast e sal do himalaia. Coloquei esta mistura em um pratinho fundo para passar na superfície dos pães. Use as sementes que você tiver em casa, pode ser chia, linhaça, ou o que você preferir.



Quando estiver com tudo pronto, enfarinhe a superfície que vai trabalhar e despeje a massa com o auxílio de uma espátula para remover bem. A massa é mole mesmo e você vai adicionar farinha nos cantos e dobrar delicadamente com a ajuda da espátula para formar uma espécie de bola. Adicione farinha quando for necessário e siga neste processo até conseguir "controlar" a massa. Não se preocupe com a quantidade de farinha que vai ser necessário colocar a mais na massa, isto não vai alterar o resultado.













Pronto, a bolinha está formada, a forma untada e enfarinhada e as sementes no pratinho para usar. Corte a massa em pedaços do tamanho que desejar e com as mãos enfarinhadas segure uma parte da massa passando a outra na mistura das sementes com a parte lisa da massa para que grude bem. Ou seja você enfarinha a mão, pega a massa e vira dentro do pratinho formando a bolinha dentro do mesmo e pressionando levemente para que as sementes grudem.












Infelizmente eu estava sozinha quando fiz os pães e tentei fazer foto deste momento. Coloquei a massa mole no prato com as sementes e depois dobrei os cantos formando uma bolinha. Ao colocar a massa em cima das sementes, as mesmas grudaram na parte de cima. Eu dobrei e formei a bolinha com as mãos enfarinhadas e coloquei direto na forma untada e enfarinhada também e ajeitei os cantinhos modelando melhor a bolinha depois de estar na forma.












Não se preocupe em fazer o pão de tamanho e formato regular e perfeito. A massa vai crescer novamente e crescendo as bolinhas ficam parelhas e bonitinhas.












Fiz 9 pães de tamanho médio. Nesta imagem você pode ver os pães prontos para crescer novamente. Eu coloquei dentro do forno elétrico desligado e deixei crescer até dobrar de volume o que foi mais ou menos 40 minutos. Este tempo pode variar dependendo da temperatura ambiente. O importante é os pães dobrarem de volume.












Os pães cresceram e dobraram de volume e estão prontos para assar. Ligue o forno em temperatura de 220C e deixe pré-aquecer. Asse por mais ou menos 30 minutos ou até que estejam dourados.










Retire do forno e coloque em uma grade para esfriar.







Pronto, sirva os pãezinhos como preferir. Eles são deliciosos para preparar sanduíches ou hambúrgueres. Eu fiz hambúrguer para nós e além de lindos ficaram uma delícia. Vou postar a receita em seguida. Servi no nosso café da manhã. Eu gosto de comer o pão quentinho com uma manteiga que preparo com óleo de coco sem sabor temperado com sal do himalaia , cúrcuma Nutritional Yeast, e pimenta caiena. Veja a receita aqui.












VANTAGENS DA FERMENTAÇÃO LENTA

Descobri a maravilha de fazer pão com fermentação lenta, e estou testando receitas diferentes, e adorando os resultados tanto pela facilidade de preparo como pela delicia de fazer pão saudável em casa. Quem quiser saber mais informações sobre as vantagens da fermentação lenta e saber tudo sobre pães, visite o blog Hortas orgânicas e alimentação saudável . Foi lá que eu me inspirei para fazer pães deliciosos e muito saudáveis.

O texto abaixo pertence ao site Esmeralda azul , e faz um resumo muito bom e simples de entender sobre a fermentação lenta.

"Durante as diversas horas ocorre a fermentação, permitindo que este pão tenha características que nenhum pão feito em poucos minutos pode conseguir:
- Há a produção de álcool, ácido acético e ácido láctico que permitem a incorporação de ar na massa e que conferem sabor característico;
- Parte do glúten existente é decomposto devido às condições que se geram por causa da fermentação lenta;
- O ácido fítico dos cereais integrais é neutralizado permitindo uma melhor absorção de minerais;
- A acidez gerada permite que as enzimas estejam mais ativas o que faz com o que o pão se aguente mais tempo fofo. Para fazer pães sem glúten esta característica pode fazer toda a diferença."

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas