Focaccia com Tomate Cereja e Azeitonas

Written quinta-feira, 17 de setembro de 2015 | 19:37

Presença constante aqui em casa, a focaccia de fermentação lenta é muito apreciada pela nossa família. E eu adoro fazer porque é muito fácil, sempre dá certo e eu posso aproveitar o que tenho em casa para fazer a cobertura, inventando coisas de última hora como fiz com esta receita, que foi um pedido da minha sogra. Usei tomatinhos cereja da nossa hortinha orgânica e incrementei com azeitonas, cebolas e ervas secas. Ficou muito boa, e eu estou dividindo com vocês a inspiração.


Para mim este é o processo mais fácil de fazer focaccias, pães e pizzas. A massa de fermentação lenta sempre dá certo, rende muito, fica deliciosa e é simples de fazer. Com apenas 4 ingredientes você faz uma massa que fica leve, cheia de deliciosos furinhos, além de ficar muito gostosa. Sem adição de açúcar ou gordura, esta massa utiliza pouco fermento, e deve repousar por no mínimo 8 horas. Por isto é bom se programar antes para fazer esta receita. Você pode deixar a massa fermentando a noite e preparar a focaccia de manhã para o almoço, ou então faz a massa de manhã e deixa fermentando o dia todo e serve no jantar. Caso você não tiver tempo ou não quiser fazer esta massa, pode experimentar a massa normal de focaccia clicando aqui.


PARA A MASSA DA FOCACCIA

Prepare esta massa com antecedência. Você pode deixar a massa fermentando durante o dia e assar a noite. Ou então deixar fermentando durante a noite e assar pela manhã ou para o almoço. Eu fiz a massa semi integral utilizando metade de farinha branca e metade de farinha integral. Você pode fazer na proporção que desejar.


INGREDIENTES

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de farinha de trigo integral
  • 3 colheres de chá de sal
  • 1 colher de chá de fermento biológico para pão (granulado)
  • 2 xícaras de água em temperatura ambiente


PREPARO

Em uma vasilha de vidro ou louça, coloque as farinhas e o sal. Com o auxilio de uma espátula ou colher grande misture bem. Acrescente o fermento granulado e misture. 



Em seguida despeje a água aos poucos e mexa até conseguir uma mistura homogênea como mostra a foto ao lado. Não bata, apenas misture até que você perceba que toda a farinha foi hidratada com a água. A massa fica pesada, não se preocupe, isto é normal. Este processo inicial é bem rápido, apesar de exigir um pouco mais de esforço para misturar bem até hidratar bem os ingredientes secos. Em poucos minutos você consegue fazer isto.


Depois disto cubra o recipiente com um filme plástico e coloque em um lugar qualquer da sua cozinha, no balcão, em cima da mesa, ou onde ficar mais conveniente. Geralmente eu preparo a massa inicial pela manhã antes de ir para o trabalho e deixo fermentando durante o dia. Mas você pode preparar a massa a noite, deixar fermentando enquanto dorme, e assar no outro dia.


O ideal é que a massa fermente por pelo menos 8 horas. Quando volto no final da tarde a massa esta crescida, linda, cheia de furinhos e pronta para usar.

Prepare uma assadeira retangular grande. Unte generosamente com óleo vegetal de sua preferencia. Remova a massa com o auxilio de uma espátula e espalhe na assadeira de maneira uniforme. Cubra e coloque em um lugar protegido enquanto prepara a cobertura. Eu deixei em cima do fogão. 

Ligue o forno para pré-aquecer na temperatura de 180C. Enquanto isto prepare a cobertura. Use o que você tiver em casa. Legumes e verduras combinados com ervas e temperos fazem versões maravilhosas desta receita. Eu fiz com tomatinhos cereja, cebolas cortadas em iscas, e azeitonas em rodelas. Não usei molho, apenas pincelei a massa com azeite e coloquei os legumes. Ficou muito bom, simples e deliciosa. 


INGREDIENTES PARA A COBERTURA 

  • 12 tomatinhos pequenos tipo cereja
  • 1 cebola média fatiada
  • azeitonas verdes fatiadas na quantidade que desejar
  • azeite de oliva para pincelar a massa
  • 1 colher de chá de *páprica defumada em flocos (opcional)
  • 1 colher de páprica em pó (pode ser a doce)
  • orégano seco a vontade 
  • salsinha desidratada ou outras ervas secas
  • sal e pimenta do reino a seu gosto


PREPARO 

Lave bem os tomatinhos e corte em fatias finas. Corte a cebola no formato que preferir. Eu cortei em tirinhas finas. Corte as azeitonas e prepare as ervas secas que vai utilizar. A massa já está pronta para assar, e o forno está aquecido. A primeira coisa que você vai fazer é pincelar o azeite de oliva sobre a massa crescida. Use um pincel macio e espalhe como puder o azeite para que a superfície da massa fique douradinha. Sobre o azeite salpique a páprica em pó e coloque as fatias de cebola temperando com um pouco de sal. Leve ao forno para assar por 25 minutos. Retire do forno e acrescente os tomatinhos fatiados espalhando bem e intercalando com as azeitonas fatiadas.



Coloque os temperos que vai utilizar. Ervas frescas ou secas a seu gosto e na quantidade que desejar. Se for utilizar a paprica defumada coloque sobre a focaccia depois de ter adicionado todos os outros ingredientes. Faça a mesma coisa com a pimenta do reino.




Devolva ao forno e deixe assar por mais ou menos 15 minutos ou até que esteja bem douradinha na superfície. Retire do forno e espere esfriar um pouco para cortar. Fica uma delícia quente ou fria, e no outro dia fica mais gostosa ainda. 



*Saiba mais ou compre a deliciosa páprica defumada na Loja Veganana clicando AQUI


VANTAGENS DA FERMENTAÇÃO LENTA

Descobri a maravilha de fazer pão com fermentação lenta, e estou testando receitas diferentes, e adorando os resultados tanto pela facilidade de preparo como pela delicia de fazer pão saudável em casa. Quem quiser saber mais informações sobre as vantagens da fermentação lenta e saber tudo sobre pães, visite o blog Hortas Orgânicas e Alimentação Saudável .
Foi neste site que eu me inspirei para fazer pães deliciosos e muito saudáveis.

O texto abaixo pertence ao site Esmeralda azul , e faz um resumo muito bom e simples de entender sobre a fermentação lenta.

"Durante as diversas horas ocorre a fermentação, permitindo que este pão tenha características que nenhum pão feito em poucos minutos pode conseguir:
- Há a produção de álcool, ácido acético e ácido láctico que permitem a incorporação de ar na massa e que conferem sabor característico;
- Parte do glúten existente é decomposto devido às condições que se geram por causa da fermentação lenta;
- O ácido fítico dos cereais integrais é neutralizado permitindo uma melhor absorção de minerais;
- A acidez gerada permite que as enzimas estejam mais ativas o que faz com o que o pão se aguente mais tempo fofo. Para fazer pães sem glúten esta característica pode fazer toda a diferença."

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas