Tabule

Written sábado, 29 de agosto de 2015 | 10:01

Tabule é uma deliciosa e saudável salada de origem libanesa muito apreciada e comum na mesa dos brasileiros. Pode ser servido como entrada, acompanhamento ou mesmo como aperitivo. O sabor especial e o lindo visual resultante da combinação dos ingredientes nesta receita fazem com que o tabule seja sempre um sucesso na sua mesa sendo perfeito para acompanhamento de qualquer prato.


A receita original é feita com trigo burgol, mas para quem tem intolerância ao glúten, a mesma salada pode ser feita com quinoa ou outros grãos como o trigo sarraceno. Existem várias versões de tabule, e a original leva uma quantidade grande de temperos frescos como salsinha e hortelã. Isto fica a gosto de cada um, eu gosto assim como fiz esta receita, mas se você preferir pode acrescentar mais verde ao seu tabule. No Líbano onde surgiu, o tabule é servido em cima de folhas de alface. Eu acho lindo, mas infelizmente não tinha alface grande para servir e acabei colocando no prato mesmo. Já comi tabule em restaurante árabe que veio em cima da folha de alface, fica muito lindo servir assim, ou enrolado como trouxinha dentro da folha de alface. Se quiser pode acrescentar pepino picadinho.

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 4 porções
Preparação: 20 minutos



INGREDIENTES 

  • 1 xícara de chá de trigo burgol fino
  • 1 tomate médio sem semente picado
  • 1 cebola roxa pequena picada
  • 1/4 xícara de salsinha picada
  • folhas de hortelã picadas
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 2 colheres de chá de sal marinho ou himalaia
  • 1 colher de chá de pimenta síria em pó (opcional)
  • sumo de 1 limão

PREPARO

Lave bem o trigo, escorra e coloque em uma vasilha de louça ou vidro. Cubra com água, tampe e leve à geladeira por mais ou menos 1 hora para hidratar bem. Eu gosto de colocar de molho à noite e no outro dia o trigo está bem inchado e pronto para preparar a salada. Quando o trigo estiver bem hidratado escorra com um coador espremendo bem para tirar o excesso de água. Pique a cebola e se quiser coloque em uma vasilha com água e gelo por mais ou menos 15 minutos para tirar a ardência. Nem sempre eu faço isto, geralmente uso direto e não tenho problema com ardência, mas se você quiser experimentar esta técnica, pode fazer que funciona e a cebola fica bem crocante e não murcha.

Prepare os demais ingredientes. Retire as sementes do tomate e corte em cubinhos. Pique a salsa e a hortelã. Em uma saladeira coloque o trigo hidratado, acrescente a cebola, o tomate picado, salsinha e as folhas de hortelã. Deixe para temperar na hora de servir para que os tomates não fiquem murchos. Se você deixar hidratar na geladeira, os ingredientes já vão estar geladinhos quando você preparar a salada e fica mais fácil. Acrescente o sal e a pimenta síria se for utilizar, esprema o limão e por ultimo coloque o azeite de oliva misturando bem. Decore a seu gosto e sirva. Espero que gostem!


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas