Salada Colorida de Grão de Bico

Written domingo, 23 de agosto de 2015 | 08:48

Fiz esta salada em um dia muito quente de verão, num dia daqueles que não tinha vontade de ficar perto do fogão. Foi muito rápido de fazer porque já tinha o grão de bico cozido, o que facilitou o preparo da receita. A salada ficou deliciosa além de ser uma opção saudável para servir uma refeição completa quando não se tem muito apetite por comida quente no verão. Este ano o verão aqui no hemisfério norte está quente demais, e saladas são sempre muito bem vindas, e quanto mais coloridas melhor.

.

O grão de bico é uma excelente fonte de proteínas, fibras, carboidratos, vitaminas e minerais. Muito versátil, com ele você pode fazer receitas deliciosas O ideal é cozinhar em grande quantidade e congelar pequenas porções par preparar deliciosas saladas, sopas, estrogonofe e muito mais. Evite usar enlatados, o melhor de tudo é cozinhar em casa mesmo, o que além de mais econômico, é muito mais saudável.

Grau de dificuldade: Fácil 
Rendimento: 2 porções
Preparação: 15 minutos




INGREDIENTES 

  • 1 xícara de grão de bico cozido e escorrido
  • 1/4 xícara de cebola roxa picada
  • 1/4 xícara de pimentão verde picado
  • 1/4 xícara de pimentão vermelho picado
  • 2 colheres de sopa de cebolinha verde picada
  • 2 colheres de sopa de salsinha picada
  • manjericão fresco a vontade 
  • sal e pimenta do reino a seu gosto
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem
  • suco de 1/2 limão pequeno 


PREPARO

Se você não tiver sobras de grão de bico cozido, programe a sua salada com um dia de antecedência porque terá que deixar o grão de bico de molho antes de cozinhar, e o cozimento é demorado. Evite usar enlatados ou grão de bico pré cozido em caixinhas. O ideal sempre que possível é preparar os alimentos em casa. A sua saúde agradece! 



PARA COZINHAR O GRÃO DE BICO 

Para cozinhar o grão de bico, lave muito bem em água corrente. Coloque em uma tigela grande e deixe de molho por 12 horas. Passado este tempo escorra a água do molho, lave os grãos em água corrente e coloque em uma panela grande e cubra com água colocando o dobro da quantidade de grãos. Tampe a panela e leve ao fogo para cozinhar até que os grãos fiquem macios. Terminado o cozimento, retire os grãos com uma escumadeira ou escorra o líquido com um coador apropriado. Deixe esfriar bem os grãos para preparar a salada. O ideal é colocar na geladeira por pelo menos uns 30 minutos antes de temperar. Sempre é bom cozinhar mais quantidade e depois de frio congelar pequenas porções para quando precisar fazer uma receita. Eu tinha uma porção congelada que descongelei na noite anterior e na hora de preparar a salada foi muito rápido e simples, somente acrescentei os temperos. 



PREPARO DA SALADA 

Eu usei o que tinha em casa para preparar esta salada. Faça como você preferir, combine o grão de bico com legumes, verduras e temperos a seu gosto. O grão de bico para a salada tem que estar frio (ou gelado), e bem escorrido, e depois basta adicionar os temperos. 





Pique a cebola bem fininha, corte os pimentões e a salsa e cebolinha ou qualquer outro tempero ou erva que for utilizar. 






Misture a cebola e os pimentões picados ao grão de bico, adicione as ervas frescas picadas, tempere com sal e pimenta a gosto. Coloque o azeite e esprema o limão. 





Coloque as folhinhas de manjericão e deixe na geladeira por uns 30 minutos antes de servir. Cubra a saladeira com um filme plástico e deixe gelando para pegar bem o gosto dos temperos. Esta salada pode ser feita com bastante antecedência, e se sobrar fica uma delícia no outro dia. 




ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL DANDO OS DEVIDOS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas