Bolo de abacaxi caramelizado

Written segunda-feira, 3 de agosto de 2015 | 13:43

Eu gosto muito desse estilo de bolo, com frutas caramelizadas, costumo fazer sempre com banana, fica incrível. Hoje eu resolvi fazer com abacaxi para ver como ficava, e ficou perfeito.

Essa massa pão-de-ló aprendi numa confeitaria onde trabalhei e sempre fica perfeita se batida e assada direitinho, fica extremamente macia eu garanto.

O resultado foi que o bolo e o caramelo pegaram o sabor do abacaxi, e ele ficou bem molinho e bem docinho. Não grudou na panela e nem deu trabalho. Na minha opinião é uma receita bem simples, e tenho certeza que toda a sua família vai ficar apaixonada.

Ah, e se você quiser trocar de fruta é exatamente o mesmo processo, pode usar a criatividade e fazer com suas frutas favoritas :D

Ingredientes:

Pão-de-ló:
  • 150g de açúcar (1 xícara)
  • 150g de margarina gelada (6 colheres de sopa)
  • 3 ovos médios
  • 150g de farinha de trigo com fermento (1 e 1/2 xícara)
Cobertura:
  • 1 abacaxi pequeno descascado e cortado em rodelas finas
  • 200g de açúcar
  • 1 colher (de chá) de manteiga ou margarina

Modo de preparo:

Massa do pão-de-ló:

  1. Na batedeira bata o açúcar e a manteiga até ficar bem cremoso.
  2. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo bem antes de adicionar outro.
  3. Depois adicione a farinha e bata até ficar bem homogêneo e cremoso.
Cobertura:

  1. Unte uma forma de aproximadamente 25 cm de diâmetro, com manteiga e farinha, passe bem a manteiga para não deixar nenhum espaço sem.
  2. Coloque as rodelinhas de abacaxi, e corte pequenos pedaços de acordo com os espaços que sobrarem na forma, para deixar o fundo coberto.
  3. Coloque numa panela em fogo baixo o açúcar e a manteiga, e vá mexendo até derreter completamente. Cuidado para não ficar muito escuro, se não fica amargo. Aconselho você ir tirando do fogo de vez em quando e depois colocar de volta pra diminuir a temperatura.
  4. Assim que derreter, segure a forma com um pano ou luva (pois vai esquentar) jogue por cima do abacaxi, tente colocar em todos os espaços, virando a forma se necessário (esqueci de tirar fotos dessa parte, pois tinha que ser rápido para o caramelo não endurecer).
  5. Depois de espalhar, coloque a massa de bolo por cima, espalhe bem, e lembre de não colocar mais que na metade da forma.
  6. Leve ao forno pré-aquecido à 180ºC por 25-30 minutos.
  7. Retire do forno, descole as laterais e desenforme na hora, com cuidado para não quebrar.
  8. Sirva como quiser, fica uma delícia quentinho com sorvete de creme.

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas