Sopa de Lentilhas Vermelhas

Written quinta-feira, 30 de julho de 2015 | 19:28

A sopa de lentilhas vermelhas é uma das favoritas aqui em casa. Faço com muita frequência pela praticidade e sabor que é muito apreciado por todos. As lentilhas vermelhas não precisam ficar muito tempo de molho e cozinham bem mais rápido que outras. São ricas em proteínas, vitaminas do complexo B, fibras, ferro, e manganês. Estas lentilhas quando cruas tem uma linda cor alaranjada e depois de cozidas ficam amarelas. A sopa fica deliciosa e pode ser servida como prato principal acompanhado de torradinhas ou pão fresco. É uma refeição completa e muito saudável por ser  rica em nutrientes essenciais.


A lentilha é o ingrediente principal desta sopa, e você pode variar acrescentando legumes, verduras, ervas frescas e secas, temperos a seu gosto porque tudo combina com lentilhas. O que eu mais gosto nesta sopa, além do sabor, é a praticidade. Muitas vezes chego em casa do trabalho cansada e não tenho muito tempo ou disposição para preparar um jantar mais elaborado. Então a sopa de lentilhas vermelhas é a solução porque rapidinho fica pronta e não requer preparação prévia. Outra coisa boa é que tu podes aproveitar o que tem na geladeira e colocar na sopa.


Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 4 porções
Preparação: 45 minutos


INGREDIENTES

  • 1 xícaras de lentilhas vermelhas
  • 4 xícaras de água ou caldo de legumes
  • 1 cebola grande picada 
  • 1/4 xícara de alho poro picado
  • 1 tomate grande picado
  • 1 colher de chá de orégano seco 
  • 1 colher de chá de páprica defumada(opcional)
  • 1 pitadinha de pimenta caiena (opcional) 
  • sal e pimenta a gosto
  • cebolinha fresca a vontade
  • suco de meio limão
  • 1 colher de sopa de óleo


PREPARO

Comece preparando a lentilha. Lave bem por pelo menos 3 vezes em água corrente. Coloque em uma vasilha e cubra com água fria no dobro da quantidade de lentilhas. Deixe de molho por alguns minutos enquanto prepara os outros ingredientes. Descasque e corte a cebola em cubinhos, pique o alho poro bem miudinho, corte o tomate em pedaços e  reserve. Em uma panela grande de fundo grosso aqueça o óleo em fogo médio e frite o alho poro até que comece a dourar, acrescente a cebola, acrescente o sal e deixe refogando por mais ou menos 5 minutos mexendo sempre. Adicione o tomate picado e deixe refogar por 2 minutos até formar uma especie de molho. Escorra as lentilhas que estavam de molho e coloque na panela junto com o refogado. Acrescente as 4 xícaras de água ou caldo de legumes se for utilizar. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo alto começar a ferver. Depois disto diminua o fogo e deixe cozinhar com a tampa cobrindo parcialmente a panela por mais ou menos 15 a 20 minutos. Verifique o tempero, acrescente as ervas secas que for utilizar. Eu temperei com orégano e páprica defumada. Se você quiser uma sopa cremosa pode liquidificar depois de pronta. Eu não liquidifiquei a minha sopa, deixei cozinhar bem e ficou super cremosa e pedaçuda. Se for necessário acrescente um pouco mais de água, caso você desejar uma sopa mais líquida. Se fizer isto, ajuste o tempero. Na hora de servir acrescente a cebolinha picada e o caldo de limão. Se for utilizar pimenta do reino e pimenta caiena, acrescente no prato na hora de servir. Sirva com torradinhas ou pão fresco e se desejar coloque um fiozinho de azeite de oliva extra-virgem no prato quando servir. As vezes eu sirvo a sopa acompanhada de salada de legumes, fica maravilhosa. 


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas