Home » , , , , » Torta mousse com suspiro de chocolate

Torta mousse com suspiro de chocolate

Written sábado, 27 de junho de 2015 | 16:04

Essa é uma das melhores tortas que já comi, gente!

É uma torta da confeitaria clássica, chamada Gateau Concorde. Ela é feita com discos de merengue de chocolate assados, recheados e cobertos com mousse de chocolate, o merengue fica crocante com textura de suspiro, simplesmente incrível <3


Não é uma torta das mais fáceis, mas eu garanto que vale muito a pena, a textura e o sabor são sem igual!

Ingredientes:

Eu já havia postado a receita do merengue de chocolate aqui no blog antes.
Clique no link e veja os ingredientes do merengue de chocolate.

Mousse de chocolate:
  • 3 ovos médios ou grandes
  • 150g de chocolate meio amargo (picado)
  • 100g de manteiga sem sal
  • 50g de creme de leite fresco (ou chantilly pronto)

Modo de preparo:

  1. Faça o merengue de chocolate de acordo com a receita, aqui.
  1. Passe um pouco de manteiga em uma forma grande e cubra com papel manteiga.
  2. Coloque um prato de sobremesa em cima do papel e com uma canela circule o prato para que fique um desenho do círculo no papel, desenhe dois círculos, e na próxima fornada faça apenas um. No total asse apenas três círculo, se só tiver formas pequenas asse um de cada vez.
  3. Com o resto da massa faça bastões círculos ou corações de merengue para decorar a torta, sempre em cima do papel manteiga.
  4. Em um saco de confeitar com bico, ou um saco de confeitar sem bico apenas com um furo, coloque o merengue e complete os círculos desenhados, tente deixar da mesma altura sempre, se for preciso use uma colher.
  5. Tem que ter muito cuidado na hora de assar para não queimar, asse à 180ºC por 20-25, olhe sempre e tenha muito cuidado, quando estiver totalmente durinho retire do forno e deixe esfriar.
  1. Para fazer o mousse, derreta o chocolate picado junto com a manteiga no micro-ondas, ou em banho-maria, veja aqui os tipos de banho-maria, deixe esfriar.
  2. Bata os ovos na batedeira até que aumente de volume e fiquem firmes, cerca de 15 minutos (bastante tempo mesmo).
  3. Bater na batedeira o creme de leite fresco bem gelado até dar ponto de chantilly (ponto de  pico), ou bater o chantilly pronto (também bem gelado) até dar ponto.
  4. Em um recipiente coloque o chocolate derretido (com a manteiga), e adicione metade da mistura dos ovos com a espátula delicadamente, depois metade do chantilly, depois o restante dos ovos e o restante do chantilly, sempre bem devagar com a espátula, sem bater ou mexer demais.
  5. Deixe gelar no freezer por no mínimo 1 hora ou na geladeira por 6 horas. Cubra com papel filme antes de colocar para gelar.

Montagem:

  1. Coloque um dos discos em cima de um prato ou o lugar onde você for deixar a torta, cubra a parte de cima do disco com mousse, depois coloque o outro disco por cima e cubra também com mousse, em seguida coloque o terceiro e cubra em cima e nas laterais para formar a torta.

Decore com pedaços de merengue de chocolate quebrados e açúcar de confeiteiro.

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas